REGIONAL

Audiência Pública debate a concessão da Linha 8-Diamante à iniciativa privada

Publicado em 28/02, às 11h50

Por Priscila Perez

O primeiro passo para a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) à iniciativa privada foi dado pelo governo paulista. Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, uma audiência pública foi realizada com a participação de empresários, funcionários da Companhia, passageiros e representantes do poder público. Durante o encontro, a Gestão Doria descreveu as próximas etapas do processo: a expectativa é que o edital seja lançado em maio e o resultado publicado até setembro deste ano. Já o contrato deverá ser assinado até o fim de 2020.

Trem da Linha 8-Diamante. Foto: Reprodução.

Paulo Galli, secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos, exaltou a atratividade do projeto aos olhos da iniciativa privada. “Nós recebemos várias delegações de vários países do mundo interessados nesse processo. Uma audiência que a gente esperava umas 120 pessoas, temos 260 aqui hoje. Isso demonstra todo o interesse que a iniciativa privada está tendo nessa concessão”, destacou.

Modelagem

Vencerá a corrida quem oferecer o maior lance pelo pacote. Além de operar e explorar as duas linhas, o futuro concessionário deverá modernizar as 35 estações que compõem o sistema Diamante-Esmeralda (com melhorias de acessibilidade), adquirir 30 novos trens (material rodante) e investir cerca de R$ 2,6 bilhões nos primeiros seis anos. Entretanto, a principal benfeitoria é a unificação das estações Lapa (linhas 7-Rubi e 8-Diamante). “Todas as obrigações do concessionário se revertem em benefício ao passageiro, que terá estações acessíveis, mais modernas e confortáveis”, disse o presidente da CPTM, Pedro Moro. A concessão será por 30 anos, e a concorrência, internacional.

Estação Lapa

Embora próximas, as duas estações Lapa, uma da Linha 7-Rubi e outra da 8-Diamante, não estão conectadas. É um problema antigo que se arrasta desde 1992, quando a CPTM assumiu o sistema. De lá para cá, o governo paulista só postergou a solução – gestão após gestão –, que seria construir uma nova estação no lugar. Agora, caberá à iniciativa privada unificar a Estação Lapa – “finalmente”, dirá o usuário da CPTM, e com razão.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus