REGIONAL

Centro de Apoio às Famílias Miguel da Esperança é inaugurado em Taipas

Publicado às 10h

Por Cristina Braga

Há 18 anos, a dona de casa Elizete Lopes da Rocha realiza um trabalho voluntário em Pirituba, Jardim Paquetá e Vila Mirante. Aos domingos, arregaça as mangas e vai à feira da Estrada do Sabão separar legumes e frutas para distribuir às famílias em situação de vulnerabilidade que vivem na região. Com 49 anos, ela não para e diz que é um “trabalho de formiguinha”.

As sobras de alimentos também viram um sopão para moradores de rua. Em cooperação com os moradores, Elizete ainda organizava festas de crianças, além de doações de roupas, sapatos e cadeiras de rodas. Até então, os pontos de entrega eram espalhados em garagens emprestadas em diversos locais de Pirituba. Porém, em 2011, uma tragédia mudaria tudo. Naquele ano, a filha de Elizete perdeu seu bebê aos seis meses de idade. E, apesar da dor, Carla Rocha viu na morte do filho Miguel, com cardiopatia congênita, a chance de “fazer o bem para outras famílias que passam por momentos de dificuldade como esse”.

Assim nasceu o “Centro de Apoio às Famílias Miguel da Esperança”, que abre as portas para a população em setembro, na Avenida Deputado Cantídio Sampaio, 6.315, em um prédio doado pelo doutor José Luiz Ranieri, conhecido na região por implantar um sistema de saúde a preços populares – o Plena Saúde.

O médico doou o prédio onde serão concentradas as doações e realizadas oficinas para crianças e adultos. “A garotada chega da escola e já participa de diversas atividades, incluindo artesanato com recicláveis, capoeira, aulas de dança, informática, crochê, culinária, reforço escolar e cursos de E.V.A. Também temos brinquedoteca e videoteca. Tudo ministrado por 18 voluntários, sem subvenção de governo”, pontua Carla.

O Centro de Apoio às Famílias está localizado em um espaço comercial de dois andares, com três salas e refeitório (na parte de baixo). Já no andar superior, o local contará com três salas e um banheiro. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para mais informações, acesse @migueldaesperanca no Facebook.