REGIONAL

Ciclofaixas reformadas na região da Lapa precisam de recapeamento no entorno

Publicado em 14/02, às 11h20

Por Priscila Perez

O que adianta ter uma ciclofaixa novinha em folha se o asfalto está deteriorado ao redor? No ano passado, a Prefeitura de São Paulo iniciou um longo processo de revitalização dessas faixas exclusivas para oferecer mais segurança aos ciclistas.

A medida foi aplaudida pela população, que aprovou o nova sinalização no geral. Mas pouco mudou no entorno dessas vias – e esse é o problema. É o caso da Rua Thomé de Souza, na Lapa. O trecho para bikes foi recapeado, sobretudo na altura do número 600, mas o novo asfalto acabou destacando um sério problema no local: o desnivelamento de toda a via. Não à toa, quem trafega pela região torce o nariz para a “ação parcial” da Prefeitura, em benefício apenas da ciclofaixa. Enquanto o paulistano pedala sem solavancos, o motorista enfrenta um asfalto bastante esburacado.

Faixa na Lapa antes da reforma. Foto: Street View.

Já em Perdizes, a recém-recapeada ciclofaixa da Rua Cândido Espinheira ganhou nova pintura, mas a reforma apagou a faixa pedestres. Este é um problema comum em vias que passaram pelas obras de revitalização. Na Rua Ministro Godói, a situação é parecida: buracos e rachaduras no asfalto atravancam a vida do motorista. Por outro lado, a ciclofaixa está recapeada e sinalizada. “Ficaram boas, mas é preciso dar atenção para a manutenção de toda a via”, ressalta o taxista Francisco da Silva Netto, que atua há 14 anos na cidade.

Rua Cândido Espinheira , em Perdizes. Foto: Reprodução/Hélvio Romero/ Estadão.

Para os ciclistas que passaram pelos trechos revitalizados, a nova estrutura é motivo de elogios. Mas ainda há reclamações sobre a falta de sinalização nas vias apagadas.

Reforma

As obras de requalificação incluem recapeamento, nova sinalização com pintura em vermelho na aproximação das travessias e tachões por metro. Segundo a CET, ainda há a previsão de melhorias em guias e sarjetas, conforme a necessidade. Já a Secretaria Municipal das Subprefeituras destaca que “está realizando levantamento dos locais que precisam de manutenção”.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário