REGIONAL

Comunidade pressiona Estado e Prefeitura pela reabertura do Sorocabana

Publicado em 03/12, às 11h

Por Priscila Perez

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública, no último dia 25, no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, para discutir a reabertura do complexo hospitalar Sorocabana e a gestão da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Vera Cruz, que foi transferida da administração direta para uma organização social.

Protesto durante a Audiência Pública. Foto: Folha Noroeste.

Entre faixas e cartazes de manifestantes de diversos coletivos da região exigindo a reabertura do Sorocabana, o vereador Celso Giannazi (PSOL), também presente na reunião, pediu uma definição sobre o hospital para que ele seja reaberto e “a comunidade volte a ter o atendimento de saúde”. Quanto à incorporação da UBS Jardim Vera Cruz, ele enfatizou que a mudança na administração teria prejudicado a assistência à população. “Queremos uma explicação.” Das 399 UBSs do município, apenas 67 são administradas pela Prefeitura.

Mesa da audiência pública. Foto: Folha Noroeste.
Concessão válida

Segundo Osmar Mikio Moriwaki, representante da Secretaria Estadual de Saúde e coordenador de Regiões de Saúde (CRS), o município de São Paulo possui, desde 2016, a concessão do terreno do Sorocabana pelo prazo de 20 anos. “Sob o ponto de vista legal, há uma concessão por 20 anos para o município utilizar esse hospital, autorizada pelo decreto número 61.902, de 1° de abril de 2016.” Moriwaki disse ainda que “este processo de doação definitiva está em tramitação na Procuradoria Patrimônio Imobiliário e não há objeção por parte do Governo do Estado”.

Público compareceu à audiência. Foto: Folha Noroeste.

Antônio Zagato, do Comitê de Defesa do Sorocabana, argumentou que “o hospital só será reaberto pela pressão popular”. A Secretaria Municipal de Saúde havia sido convidada pelos vereadores para participar da audiência, mas nenhum representante compareceu ao encontro.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário