REGIONAL

Conclusão de trecho do Rodoanel Norte pode elevar custo extra em até R$1 bilhão

Publicado às 11h40

Por Gabriel Cabral

Prejuízo e corrupção cercam a obra do Trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo. Iniciada em 2013 sob responsabilidade do Governo do Estado – até ano passado com Geraldo Alckmin à frente da gestão e agora com João Doria (ambos do PSDB) – a obra está sendo investigada por suspeitas de superfaturamento e corrupção. O governo estima que o gasto para término do anel viário ficará entre R$800 milhões e R$1 bilhão.

Há seis anos, o Rodoanel Norte foi orçado em R$4,3 bilhões, mas já consumiu R$6,85 bilhões, ou seja, 60% a mais do valor previsto originalmente. Inicialmente a obra deveria ter sido inaugurada em março de 2016.

Com R$1 bilhão a mais de gastos – em uma visão mais pessimista – o valor da obra chegará em R$7,85 bilhões, isto é, 83% a mais do montante orçado em 2013. Com as desapropriações de casas e terrenos, este valor pode chegar a R$10 bilhões.

Os valores foram levantados pela Folha de SP com base em relatos de políticos e técnicos da gestão Doria. A assessoria de imprensa da Secretaria de Logística e Transportes optou por não comentar sobre os valores.

Trecho do Rodoanel Norte, em São Paulo. Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Extensão

O Rodoanel Norte tem 44km de extensão e faz ligação com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Uma das características que mais torna a obra complexa é a área de mata atlântica pela qual ela passa, com viadutos de até 20 metros de altura.

A administração do governador João Doria já definiu como o anel viário será concluído. Três dos lotes terão de ser licitados novamente porque todo o trabalho realizado até o momento representa menos de 30% de todo o projeto original.  Outros três trechos, cujas obras estão 98% concluídas, serão entregues para a empresa que ganhou a concessão de pedágio do Rodoanel Norte, a Ecorodovias, que prevê investimento de R$581,5 milhões. Desse valor sairão os recursos necessários para concluir o trecho que liga a parte Oeste do Rodoanel Mario Covas à Rodovia Fernão Dias. A conclusão desta extensão deve ocorrer até 2020.

Já a obra completa do Rodoanel Norte deve ser inaugurada apenas em 2022, último ano de gestão de Doria antes de dar início a uma nova campanha eleitoral.

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