REGIONAL

Conclusão de trecho do Rodoanel Norte pode elevar custo extra em até R$1 bilhão

Publicado às 11h40

Por Gabriel Cabral

Prejuízo e corrupção cercam a obra do Trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo. Iniciada em 2013 sob responsabilidade do Governo do Estado – até ano passado com Geraldo Alckmin à frente da gestão e agora com João Doria (ambos do PSDB) – a obra está sendo investigada por suspeitas de superfaturamento e corrupção. O governo estima que o gasto para término do anel viário ficará entre R$800 milhões e R$1 bilhão.

Há seis anos, o Rodoanel Norte foi orçado em R$4,3 bilhões, mas já consumiu R$6,85 bilhões, ou seja, 60% a mais do valor previsto originalmente. Inicialmente a obra deveria ter sido inaugurada em março de 2016.

Com R$1 bilhão a mais de gastos – em uma visão mais pessimista – o valor da obra chegará em R$7,85 bilhões, isto é, 83% a mais do montante orçado em 2013. Com as desapropriações de casas e terrenos, este valor pode chegar a R$10 bilhões.

Os valores foram levantados pela Folha de SP com base em relatos de políticos e técnicos da gestão Doria. A assessoria de imprensa da Secretaria de Logística e Transportes optou por não comentar sobre os valores.

Trecho do Rodoanel Norte, em São Paulo. Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Extensão

O Rodoanel Norte tem 44km de extensão e faz ligação com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Uma das características que mais torna a obra complexa é a área de mata atlântica pela qual ela passa, com viadutos de até 20 metros de altura.

A administração do governador João Doria já definiu como o anel viário será concluído. Três dos lotes terão de ser licitados novamente porque todo o trabalho realizado até o momento representa menos de 30% de todo o projeto original.  Outros três trechos, cujas obras estão 98% concluídas, serão entregues para a empresa que ganhou a concessão de pedágio do Rodoanel Norte, a Ecorodovias, que prevê investimento de R$581,5 milhões. Desse valor sairão os recursos necessários para concluir o trecho que liga a parte Oeste do Rodoanel Mario Covas à Rodovia Fernão Dias. A conclusão desta extensão deve ocorrer até 2020.

Já a obra completa do Rodoanel Norte deve ser inaugurada apenas em 2022, último ano de gestão de Doria antes de dar início a uma nova campanha eleitoral.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus