REGIONAL

Edifício sede da Melhoramentos recebe restauro na Lapa

A parte da fábrica – entre as ruas Vespasiano, Tito e Camilo – ficou fora do tombamento e dará lugar a um empreendimento imobiliário de alto padrão

Publicado às 14h30

Por Cristina Braga

A Cia Melhoramentos iniciou, desde junho, a revitalização de sua sede, localizada na Rua Tito, 479, no bairro Vila Romana, ente as ruas Vespasiano e Espártaco.  O edifício foi inaugurado em 1923.

Em meio à rede e tapumes de proteção no entorno do prédio principal, que está sendo restaurado, no entanto, foi construído entre 1947/48 e tombado em 2009, quando o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) deliberou favoravelmente a preservação de 17 imóveis, na Lapa.

A comunidade, há 15 anos, fez um abraço simbólico no prédio pedindo o tombamento total, mas o Conpresp optou apenas pelo edifício sede e o relógio na fachada, excluindo os galpões da fábrica que foram demolidos.

“Restaurar o Edifício Sede implica resgatar a identidade da Cia Melhoramentos e o vínculo com a população local, intensificando suas relações de pertencimento com o bairro”, comenta Ana Ditolvo, responsável técnica do projeto de restauro. O relógio também deve ser preservado. Em um dos pavimentos internos será construído um centro cultural que será administrado pela Cia Melhoramentos. A obra deverá ficar pronta até o final do ano e vai devolver a cor amarela original da fachada.

A metodologia do processo de revitalização considerou um trabalho de pesquisa histórica, levantamento arquitetônico pormenorizado do edifício pré-existente, prospecções arquitetônicas e pictóricas, entre outros aspectos técnicos, além de ter início com o entendimento do significado do edifício para a comunidade e para os trabalhadores da empresa, conforme a Cia Melhoramentos.

O edifício sede fará parte do acervo histórico da Cia Melhoramentos e deverá ser aberto ao público. Vendido, o restante do terreno deve abrigar duas torres – em um terreno de 11.400 m – com apartamentos de 145 a 221 m² de alto padrão na Vila Romana.