REGIONAL

Educador do Jaraguá media a ‘Jornada do Patrimônio’ tendo início pelo Mercado da Lapa

Publicado em 04/12/2020 às 9h17

Reportagem de Cristina Braga

Neste final de semana, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a 6a. edição da ‘Jornada do Patrimônio’ com o tema “Nossa cidade, nossas memórias”. A ideia é democratizar o acesso ao patrimônio cultural com a abertura de imóveis históricos tombados à visitação pública.A programação deste ano se reinventa também em ambiente virtual, com encontros e diversas ativações entre intervenções artísticas, instalações, exposições e passeios.

Roney Gulke, morador do Jaraguá, será o mediador tanto no dia 5, (sábado), quanto no dia 6 ( domingo) de dezembro. No sábado, o Roteiros da Memória: Pindaíba – A São Paulo Caipira nos Mercados Municipais da Lapa e da Cantareira começam no ponto de encontro no Mercado Municipal da Lapa, com saída às 9:15 h. “Por meio de visitas aos dois maiores mercados municipais da cidade de São Paulo, Lapa e Cantareira, veremos as referências caipiras que eles trazem em suas trajetórias”, diz Gulke.

Link para inscrição: https://forms.gle/tArGbxug38SkerpM6

Recomendações para a participação:
– Para participar, será obrigatório o uso de máscara e álcool gel. A visita terminará no Mercado Municipal da Cantareira, o transporte será por conta do visitante. O roteiro será realizado à pé, vá com um calçado confortável. Não será distribuído lanche ou água, vá alimentado e leve a sua garrafa de água. O roteiro terá duas paradas com tempo de intervalo entre elas.
Jáno domingo dia 6, o Roteiro da Memória: A São Paulo sob o Concreto Armado – Uma Viagem pela São Paulo de Militão Augusto de Azevedo, percorrerá o centro de São Paulo, estimulando o olhar para as camadas de memória que se sobrepõe em nossas ruas. Por meio de reproduções de fotos de Militão Augusto de Azevedo, fotógrafo que percorreu a cidade na segunda metade do século XIX, construiremos nossa percepção da memória coletiva, dialogando com as perspectivas atuais.


Serviço:
Data: 05/12/2020 – Horário: 09:h (manhã)
Ponto de encontro: Mercado Municipal da Lapa – R. Herbart, 47 – Lapa – São Paulo/SP (entrada principal) / saída às 9:15 hs
Visita presencial com mediação de Ronei Gulke.
Data: 06/12/2020 domingo – Horário: 10:00h (manhã)
Ponto de encontro: Metrô Anhangabaú – Rua Formosa – República – São Paulo/SP Saída às 10:15 hs (Rua Xavier de Toledo) Esta visita terá o limite de 10 participantes, conforme os protocolos vigentes.