REGIONAL

Empresas de telefonia abandonam fios em calçadas na Vila Leopoldina

Publicado às 11h40

Por Gabriel Cabral

A Enel, empresa de iluminação pública que presta serviços para a Prefeitura de SP, esteve no último sábado, 14, nas ruas Belmonte e Belchior de Azevedo, na Vila Leopoldina, Zona Oeste, para trocar vários postes da respectivas vias, entretanto, empresas de telefonia estiveram no local e espalharam fios por ambas as ruas. A denúncia foi feita e publicada pela reportagem da TV Globo na manhã desta sexta-feira, 20.

A reportagem de TV esteve no local e conferiu a situação. Há fios que estão jogados no chão e outros espalhados pelas calçadas. Apesar de muitos deles não estarem conectados ou próximos à rede elétrica, há outros que ainda estão conectados à rede, o que traz mais perigos aos moradores e demais pessoas que trafegam pelo espaço.

Foto: Reprodução/TV Globo

No dia da troca de postes, os condomínios das ruas ficaram por algumas horas sem energia. Ao andar pelas calçadas, é possível verificar que vários fios estão encostados em árvores. O abandono é tanto que um deles chega a estar enrolado em um tronco.

Respostas

A Prefeitura de SP informou que a Enel é responsável por acionar as empresas de telefonia envolvidas no caso. Já a Enel ressaltou que avisa com antecedência as empresas sobre as trocas que serão feitas, para que, assim, elas possam se adequar às alterações. Disse também que as redes devem estar sempre bem organizadas e que já notificou as empresas responsáveis.

A TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) também foi questionada, mas não respondeu até a publicação da reportagem.