REGIONAL

Estação Lapa deverá ser unificada por futuro concessionário que assumir a Linha 8-Diamante

Publicado em 20/02, às 10h50

Por Priscila Perez

O futuro concessionário que assumir a Linha 8-Diamante terá de unificar as estações Lapa. Esta obrigatoriedade faz parte da modelagem de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda apresentada pelo conselho gestor do Programa Estadual de Desestatização (CGPPP) em reunião realizada no dia 31 de janeiro. A ata do encontro foi publicada no Diário Oficial de São Paulo da última quarta-feira, 19 de fevereiro. Participaram da reunião o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Trem da Linha 8-Diamante. Foto: Eduardo Amorim/Governo do Estado de São Paulo.

Na ocasião, os representantes do governo paulista esboçaram, ainda em caráter preliminar, como se dará a concessão das linhas à iniciativa privada. Segundo eles, a concorrência será internacional e vencerá quem oferecer o maior valor de outorga fixa. O futuro parceiro ficará encarregado da modernização do sistema e da infraestrutura de operação, realização de melhorias nas 35 estações que compõem as linhas 8 e 9 (incluindo obras de acessibilidade e conforto), implantação de um novo Centro de Controle Operacional, adequação do Pátio Presidente Altino e edificação para segregação das atividades da CPTM.

Dentre as novidades, destacam-se dois itens: a aquisição de material rodante (novos trens) e a construção da Estação Lapa, com a unificação das linhas 7-Rubi e 8-Diamante. O investimento total previsto é de R$ 2,6 bilhões ao longo de 30 anos de concessão.

A modelagem contará com apoio técnico do IFC (International Finance Corporation), grupo ligado ao Banco Mundial. Ao final da reunião, foram apresentadas as próximas etapas do projeto: a realização de uma audiência pública em 27 de fevereiro e, a partir do dia 28, a disponibilização do edital.

Lapa unificada

Estação Lapa da Linha 8-Diamante. Foto: Reprodução/Lelo.

Embora próximas, as duas estações Lapa, uma da Linha 7-Rubi e outra da 8-Diamante, não estão conectadas. É um problema antigo que se arrasta desde 1992, quando a CPTM assumiu o sistema. De lá para cá, o governo paulista só postergou a solução – gestão após gestão –, que seria construir uma nova estação no lugar. Agora, caberá à iniciativa privada unificar a Estação Lapa – “finalmente”, dirá o usuário da CPTM, e com razão.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • One umbrella
  • Hot hat
  • Sea shore
  • Bernini tree
  • Seatree
  • Red Baggs
  • Yellow Baggs
  • White Baggs
  • Plumeria (frangipanier)