REGIONAL

Guaranis mobilizam a comunidade e promovem reunião pela criação do Parque Ecológico YARY TY e memorial indígena no Jaraguá

Publicado em 26/02, às 12h

Por Priscila Perez

A luta indígena no Jaraguá não tem fim. Ainda acampados no terreno da Tenda, os guaranis reivindicam o embargo definitivo da obra no local, próximo ao Parque Estadual do Jaraguá, onde a construtora espera construir cinco torres de moradias populares.

Ocupação indígena no Jaraguá Foto: Reprodução/Facebook/Sônia Barbosa (ara mirim)

Com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno da criação do Parque Ecológico YARY TY, os índios realizarão nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, uma reunião conjunta com coletivos e movimentos sociais da região para conceberem uma programação colaborativa, com ações socioculturais e educativas, sobre o tema. Segundo eles, o evento marca a inauguração do espaço de resistência do Povo Guarani da T.I. Jaraguá. A luta, destacam os guaranis, é pelo reconhecimento da originalidade do território, pela preservação da natureza e do Nhanderekó Guarani (modo de vida e cultura).

Ocupação no Jaraguá. Foto: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil.
Parque e Memorial

Na internet, há um abaixo-assinado em defesa da proposta, com 43.278 assinaturas. “É o que se espera da Prefeitura de São Paulo para compensar o crime socioambiental cometido pela TENDA com o desrespeito ao povo Guarani M’bya. Lembramos que o prefeito Bruno Covas prometeu um terreno ao povo guarani do Jaraguá para a criação de um Memorial para a preservação da sua cultura”, diz a publicação. O futuro centro seria construído na Rua Comendador José de Matos, 139. Clique aqui para conferir o abaixo-assinado.

Alternativas

Há dois projetos de lei protocolados na Câmara Municipal, ambos de autoria do vereador Eliseu Gabriel. Um deles muda o zoneamento local, hoje classificado como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), para Zona de Preservação Ambiental (ZEPAM). O segundo propõe transformar a área em questão em parque municipal. Já o vereador Gilberto Natalini entrou com duas representações junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual com o objetivo de garantir a integridade física dos índios e impedir que mais árvores nativas sejam derrubadas. No documento, o parlamentar questiona o fato do terreno ser classificado como ZEIS estando ele inserido numa ZEPAM. A área, inclusive, é considerada uma Reserva de Biosfera (instrumento de preservação que incentiva uma gestão integrada e sustentável dos recursos naturais).

Agenda guarani
  • Quando: 27/02, quinta-feira, às 18h;
  • Onde: Rua Comendador José de Matos 139, na Vila Clarice.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • One umbrella
  • Hot hat
  • Sea shore
  • Bernini tree
  • Seatree
  • Red Baggs
  • Yellow Baggs
  • White Baggs
  • Plumeria (frangipanier)