REGIONAL

Lapa de Baixo recebe requalificação de calçadas, recapeamento e Programa Áreas Calmas

Publicado às 14h30

Por Redação

 

A Prefeitura de São Paulo está requalificando calçadas em um trecho do programa Áreas Calmas, na região da Lapa de Baixo, na Zona Oeste da capital. As ações são executadas pelas secretarias municipais das Subprefeituras e de Mobilidade e Transportes. Cerca de 5 mil m² de calçadas estão sendo requalificadas nas ruas Engenheiro Fox e William Speers e o prazo de conclusão está previsto para novembro. O Programa Áreas Calmas também contempla a região delimitada, no sentido Norte – Sul, pela Rua William Speers e a Avenida Ermano Marchetti, e, no sentido Leste – Oeste pela Rua Heliodoro Ébano Pereira e a Rua Antônio Fidélis.

Requalificação de Calçadas

A Secretaria Municipal das Subprefeituras trabalha na requalificação de calçadas em toda a cidade. O programa tem como foco a acessibilidade, propiciando que pessoas com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida possam ter liberdade e segurança pelas calçadas da cidade. As obras contemplam as 32 subprefeituras. Na região da Lapa, 52,3 mil m² estão em obras para receberem o novo passeio, como as avenidas Dr. Abraão Ribeiro e Marquês de São Vicente, por exemplo.

As rotas definidas pelo Plano Emergencial de Calçadas (PEC) identificaram calçadas públicas e privadas em toda a cidade. Foram selecionados passeios com grande fluxo de pedestres e na proximidade de comércios, escolas e hospitais, cujos reparos impactarão positivamente a população. As obras atendem as especificações definidas pelo Decreto Nº 59.671/20 e o Decreto N° 58.611/19, que também prevê sinalização visual e tátil.

Programa Áreas Calmas

As intervenções para a implantação da Área Calma Lapa de Baixo incluem alargamentos de calçadas, avanços de esquinas, rampas de acessibilidade, ajustes para implantação de travessias elevadas, alteração de geometria de ilhas e canteiros centrais. As ações e obras de melhorias são voltadas especialmente para os pedestres, com o objetivo de reduzir o número de acidentes.

A Área Calma Lapa de Baixo está localizada em uma região com grande circulação de pessoas a pé, comércios de rua, estações de trem e pontos finais de ônibus. O bairro é atendido pela Linha 7 – Rubi (CPTM) e o Terminal Lapa da SPTrans.

As obras para implantação da Área Calma estão sendo realizadas na região delimitada pelas ruas William Speers, Antônio Fidelis, Heliodoro Ébano Pereira e a Avenida Ermano Marchetti. Pela rua William Speers passam 13 linhas de ônibus da SPTrans e três linhas de ônibus intermunicipais da EMTU

Lapa de Baixo recebe requalificação de calçadas, recapeamento e Programa Áreas Calmas - Folha Noroeste

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário