REGIONAL

Lapa: Prefeitura vai reativar Hospital Sorocabana após reforma e readequação do prédio

Publicado em 14/10/2021 às 08h30

Via SECOM (Secretaria Especial de Comunicação)

Com a transferência do edifício para o município, Secretaria da Saúde vai preparar processo de contratação.

A Prefeitura de São Paulo recebeu nesta quarta-feira (13), pelo governo do Estado, a transferência de titularidade do prédio do Hospital Sorocabana. A ação possibilita o início do processo de reforma e modernização do imóvel. O primeiro passo da Secretaria Municipal de Saúde é a contratação de empresa especializada para desenvolvimento de projeto de reforma e adequação do prédio às normas de vigilância sanitária vigentes.

No local, atualmente, funciona o Complexo Hospitalar Sorocabana. Entre agosto e setembro de 2020, a administração municipal entregou 55 leitos para pacientes com Covid-19. Foram 49 leitos de enfermaria e outros seis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), utilizados para estabilização em casos de média complexidade. Administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF), neste ano foram criadas 41 vagas de leitos de enfermaria, 12 de estabilização e duas de hemodiálise no térreo da unidade. Atualmente, os leitos Covid-19 estão em transição para leitos de clínica médica e acolhimento dos moradores da Lapa e região.

Também funcionam no local, no primeiro piso, um Hospital Dia (HD), com consultas de especialidades médicas e exames de imagem, além de uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h. Na área externa ao bloco hospitalar, há também um Centro Especializado em Reabilitação III (CER).

Com a transferência anunciada hoje, a Prefeitura poderá realizar intervenções na edificação e ampliar a assistência ofertada na zona Oeste da cidade. Por se tratar de edificação tombada historicamente, somente após a conclusão de estudos técnicos, é que deverão ser definidos os serviços e número de leitos possíveis na unidade.

Foto: Edson Vieira/Folha Noroeste

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário