REGIONAL

Lapa recebe estrutura emergencial para reforçar acolhimento à população em situação de rua nas noites frias

Publicado em 27/07/2021 às 13h

Via SECOM (Secretaria Especial de Comunicação)

Simulações apontam que a menor média da temperatura mínima na cidade, em torno dos 3°C, pode ser registrada na madrugada da sexta-feira (30)

Serão 100 vagas a mais no Centro Esportivo Pelezão (Lapa) e outras 140 vagas que serão acrescidas em vários centros já existentes espalhados pela cidade.

Com a previsão de mais uma frente fria que, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), deve provocar novos recordes de baixa temperatura na cidade a partir da próxima quarta-feira (28), o prefeito Ricardo Nunes determinou a criação de uma força-tarefa para reforçar o acolhimento que já vem sendo feito à população em situação de rua. A partir desta quarta-feira (28) serão montadas cinco tendas em pontos estratégicos, para distribuição de sopa, cobertores, agasalhos e kits de higiene em diferentes regiões da cidade.

Os pontos escolhidos foram a Praça da Sé (região Central), Praça Princesa Isabel (Luz), Praça Barão de Tietê (Mooca), Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro) e Praça Miguel Dell’erba (Lapa). A previsão é a de fornecer 5 mil pratos de sopa por noite nessas tendas, além da distribuição de 3,2 toneladas de agasalhos e cobertores oferecidos numa parceria entre a Prefeitura e a Cruz Vermelha, e kits de higiene. Essa ação conta com a participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC), Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Equipes do Programa Consultório na Rua, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, farão visitas à essas tendas de acolhimento emergencial para eventuais atendimentos médicos a quem estiver necessitando. Também serão disponibilizados ônibus para transportar as pessoas que desejarem ser acolhidas e pernoitar nos centros oferecidos pela Prefeitura.

Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) está acrescentando, também a partir da quarta-feira (28), mais 817 vagas para abrigar a população em situação de rua, que se somam às 340 já disponíveis dentro da Operação Baixas Temperaturas.

Como solicitar atendimento?

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Imagem: Reprodução/redes sociais Prefeitura de São Paulo

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus