REGIONAL

Lapa recebe ônibus que presta atendimento às mulheres em situação de violência

Atendimento estará disponível na subprefeitura do bairro até sexta-feira, 28

Publicado às 12h30

Nesta semana, de 24 a 28 de junho, o pátio da Subprefeitura Lapa recebe os serviços do Ônibus Lilás, iniciativa da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania. Os atendimentos são realizados entre 9h e 16h, na Rua Guaicurus, 1000 – Lapa. O projeto faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e tem o objetivo de esclarecer direitos da mulher e combater a violência doméstica.

O serviço móvel é totalmente equipado com salas fechadas para garantir a privacidade e conta ainda, com modelo individual e multidisciplinar de atendimento com profissionais de diferentes áreas de atuação, como psicólogos, advogados e assistentes sociais.

Após o atendimento, a mulher é encaminhada para um dos equipamentos públicos que atuam contra a violência doméstica na cidade. Entre os serviços administrados pelo município estão os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs), os Centros de Referência da Mulher (CRMs) e os Centros de Defesa e Cidadania da Mulher (CDCMs). As unidades encontram-se distribuídas por toda a cidade.

As vítimas podem buscar ajuda, também, por meio do atendimento policial em uma das nove Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) instaladas na cidade. Já o ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) oferece sete núcleos do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID) que trabalham pela defesa da mulher, responsabilização dos culpados, andamento de projetos e efetivação da Lei Maria da Penha. Entretanto, a Defensoria atende apenas com horários agendados.

A Defensoria Pública do Estado, por sua vez, conta com Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, o qual trabalha com medidas preventivas e de repressivas à agressão contra a mulher. O órgão também acompanha e auxilia as Defensorias Especializadas, vinculadas aos Juizados Especiais de Violência Doméstica, no atendimento de mulheres.

A mulher que desejar pode buscar atendimento 24 horas voltado às vítimas de violência sexual em seis hospitais da rede pública. Nos locais é realizado acolhimento, profilaxia e orientação de DSTs e contracepção de emergência.

Legislação

A Lei Maria da Penha (Lei nº11.304), desde 2006, é um marco regulatório e obriga o poder público e a sociedade a proteger mulheres contra violência doméstica e familiar, punindo quem a pratica, seja violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

A Lei também oferece uma rede integrada composta por diferentes tipos de serviços de atendimento, orientação, saúde e proteção das vítimas para enfrentar a violência e o feminicídio. A proteção de urgência e o afastamento do agressor da vítima, seus familiares e testemunhas também está prevista na Lei. Mulheres transsexuais e travestis também são protegidas pela Lei.

Imagem mostra arte feita para divulgação do Ônibus Lilás. "O projeto promove acolhimento de mulheres vítimas de violência através de atendimentos gratuitos com equipe de assistente social, psicóloga e advogada. Datas: 24 a 28 de junho. Horário: Das 9h às 16h. Local: Subprefeitura Lapa. Rua Guaicurus, 1000"

Equipamentos próximos:

CRM 25 de Março, Rua Líbero Badaró, 137- 4º Andar- Centro
(11) 5524-4782

CCM Perus, Rua Joaquim Antônio Arruda, 74- Perus
(11) 3917-5955

Casa Florescer – CAE para Mulheres Transsexuais, Rua Prates, 1.101- Bom Retiro
(11) 3228-0502

3º DDM- Oeste, Av. Corifeu de Azevedo Marques, 4.300- 2º Andar- Jaguaré
(11) 3768-4664

GEVID- Núcleo Central, Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313- Rua 6- 1º Andar- Sala 1-528- Barra Funda
(11) 3429-6475

GEVID- Núcleo Oeste, Av. Corifeu de Azevedo Marques, 148/150- 1º Andar- Sala 107- Fórum do Butantã
(11) 3726-0946

NUDEM
0800 773 4340
JVD Central, Av. Abraão Ribeiro, 313- 1º Andar- Sala 1-572

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market