REGIONAL

Largo do Clipper vai ganhar espaço de convivência ao ar livre com internet gratuita e atividades culturais

Publicado em 07/11, às 10h40

Por Cristina Braga

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a SP Urbanismo vão implantar mais cinco unidades do programa “Centro Aberto” na cidade, sendo uma delas no Largo do Clipper, na Freguesia do Ó. O objetivo é criar espaços de convivência ao ar livre e áreas de priorização de pedestre em regiões mais afastadas do centro, contribuindo para a requalificação desses espaços. As obras serão financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) e devem ser entregues no primeiro semestre de 2020.

Ressignificando o uso do espaço
Projeto Centro Aberto. Foto: Prefeitura de São Paulo.

O programa “Centro Aberto” busca transformar e ampliar o uso de espaços públicos subutilizados, ou mesmo cercados, por meio de intervenções de pequena escala, podendo abranger a implementação de bancos, atividades lúdicas, novas faixas de priorização de pedestres e estações de bicicletas compartilhadas. Segundo a Prefeitura, o “objetivo não é construir novos espaços, e sim promover a transformação da cidade existente através da renovação de suas formas de uso”.

Largo do Clipper
Largo do Clipper, na Freguesia do Ó. Foto: JF Diorio/Estadão.

Atualmente, esses lugares apresentam condições desfavoráveis ao público. O Largo do Clipper, por exemplo, conta com uma área de circulação restrita ao pedestre e bastante fragmentada devido ao estacionamento de veículos, com canteiros que geram caminhos desconexos. Ainda assim, o largo é bastante frequentado pela população do entorno.

Em obras

As cinco unidades já possuem anteprojeto urbanístico elaborado, em fase de aprovação final pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT). As obras do “Centro Aberto” serão realizadas pelas subprefeituras locais, e o mobiliário implantado pela SP Urbanismo. A manutenção desses espaços ficará a cargo de um operador contratado pela Prefeitura, que também será responsável pela disponibilização e conservação dos equipamentos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário