REGIONAL

Linha 6- laranja do Metrô inicia montagem de tatuzão para escavação de subsolo

Publicada em 26/01/2021 às 8h59 

Por Cristina Braga

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes Metropolitanos (SMTM) o grupo espanhol ACCIONA já iniciou a montagem do tatuzão que fará a escavação do subsolo da Linha 6-Laranja.Os dois tatuzões da Linha 6-Laranja foram adquiridos pelo consórcio Move São Paulo, ex-parceiro privado do governo no projeto. Eles foram fabricados pela empresa francesa NFM Technologies na China.

Um guindaste com capacidade de 500 toneladas está transportando os carros de um dos tatuzões até o fundo do VSE Tietê, de onde ele iniciará o processo de escavação.”Em breve um outro guindaste, de 750 toneladas, será usado para transportar a roda de corte do tatuzão. Ela que irá cortar e triturar o solo, inclusive rochas, em pedaços para que os detritos sejam transportados por uma esteira e posteriormente removidos do canteiro por caminhões”, diz a SMTM.

A linha é responsável por ligar o bairro de Brasilândia, na Zona Norte, até o bairro da Liberdade, na estação São Joaquim da Linha 1-Azul. Estima-se que o ramal transportará quando ficar pronto,a 630 mil passageiros em seus 15,3 km de extensão. Para o primeiro semestre de 2021, está previsto o início das escavações das estações Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Santa Marina, Freguesia do Ó, Água Branca, PUC (Cardoso Almeida) e Angélica (Pacaembu).