REGIONAL

Linha 7-Rubi terá extensão até Americana e via férrea para trem cargueiro a partir de Perus

Publicado em 27/01, às 16h

Por Priscila Perez

O futuro Trem Intercidades (TIC), um dos principais projetos de mobilidade da Gestão Doria, será inspirado no Brightline, serviço ferroviário norte-americano que conecta Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach, na Flórida. Movido a biodiesel, o TIC fará o trajeto entre São Paulo e Campinas em apenas uma hora a uma velocidade de 120 km/h. Serão mais de 100 quilômetros de trilhos, a partir da Barra Funda.

Foto: Divulgação.

A novidade foi citada pelo secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que voltou a esmiuçar o projeto, cuja concessão envolve a Linha 7-Rubi. Embora ainda não haja data para o início da operação entre São Paulo e Campinas, o objetivo da pasta é concluir a fase de audiências públicas até dezembro deste ano. “É um projeto que guarda semelhanças com o nosso, por ser de um estado que está retomando o transporte ferroviário após décadas de expansão rodoviária, por conectar também uma grande região metropolitana”, compara o secretário.

Além de ser estendida até Americana, em Campinas, a linha poderá ganhar novos trilhos dedicados à circulação de trens cargueiros a partir de Perus, segundo o secretário. “É provável que as empresas tenham de construir uma via dedicada para carga pelo menos a partir de Perus.” Atualmente, há apenas uma via auxiliar entre as estações Luz e Pirituba.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário