REGIONAL

Mesmo com liminar impedindo greve, sindicatos reafirmam paralisação no transporte

Trabalhadores prometem parar transporte em protesto contra a reforma da Previdência

Publicado às 9h10

Folha de SP

Mesmo com uma liminar que obriga a manutenção das operações do Metrô e da CPTM na sexta-feira (14), em São Paulo, sindicatos reafirmam sua intenção de parar o transporte público na data.

A greve, convocada pelas centrais sindicais em 1º de maio, tem como principal alvo a reforma da Previdência.

O Metrô conseguiu na Justiça liminar para manter 100% do quadro de servidores nos horários de pico e 80% no restante.

Já a CPTM conseguiu liminar para manter 100% do quadro durante todo o horário de operação.

Wagner Fajardo, coordenador do Sindicato dos Metroviários, diz considerar liminares como essas naturais e que, em audiência de conciliação, tentará reverter a situação. “Vamos argumentar que a liminar é impraticável, descaracteriza o movimento.”

Segundo ele, oferecer uma operação reduzida em vez de interromper toda a circulação de trens seria mais perigoso. A ação poderia causar tumulto devido a espera longa a qual obrigaria os passageiros.

Fajardo diz acreditar que a paralisação será maior do que as realizadas em 2017 contra a reforma do governo de Michel Temer (MDB).

É esperado que as linhas 1, 2 e 3 sejam totalmente interrompidas, diz Fajardo. Ele também diz que tentará convencer funcionários das linhas 4 e 5, operadas por consórcios  privados, a parar durante o dia.

Eluiz Alves de Matos, presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, diz considerar a obrigação de manter a operação inconstitucional.

“Todo o movimento está mantido e teremos assembleia amanhã para organizar a greve”, diz.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos diz estar tomando todas as medidas necessárias para garantir o transporte dos passageiros.

A pasta diz considerar o objetivo da paralisação ideológico e que conta com o bom senso das categorias para que não prejudiquem mais de 8 milhões de trabalhadores que dependem diariamente do Metrô e da CPTM.

“No momento em que vivemos , esta greve contraria os objetivos do país, ao prejudicar a mobilidade de quem vive em São Paulo e precisa se locomover para trabalhar.”

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise