REGIONAL

Parque Cândido Portinari recebe Campeonato Mundial de Skate em setembro

Publicado às 11h30

Por Cristina Braga

O Parque Estadual Cândido Portinari, na Vila Leopoldina, está cotado para receber este mês o World Skate Park Skateboarding World Championship 2019, campeonato mundial de skate na modalidade park. O acesso ao público será gratuito durante toda a competição, que ainda contará com uma programação completa de cultura urbana, incluindo música, arte, moda e gastronomia. “A estimativa é que existam dois milhões de praticantes de skate no Estado de São Paulo, de um total de nove milhões de skatistas no Brasil”, disse o governador João Doria.

Pista de skate no Parque Cândido Portinari. Foto: Marcelo Mug/Divulgação

O torneio, que acontece entre os dias 10 e 15 de setembro, reunirá cerca de 200 atletas da elite do skate mundial – nas categorias feminina e masculina -, e garantirá a maior somatória de pontos na seletiva para a Olimpíada d e Tóquio – 2020. Na prática, a competição dará 80 mil pontos ao vencedor, ou seja, a pontuação máxima válida para a corrida olímpica. Por meio de um convênio com a
empresa Vans, o Parque Cândido Portinari inaugurou, em maio de 2018, a pista Vans Skatepark São Paulo, a primeira da América do Sul e a segunda do mundo construída especialmente para a modalidade park, com elementos e obstáculos de diferentes vertentes do skate. Por suas características, está entre as mais completas do mundo, com 830 metros quadrados de área, um deep end de 2,9 metros, obstáculos para transfer e elementos de street ao redor da pista.

Em Pirituba

A região ganhou uma pista de skate em 2004, dentro do Parque Jacinto Alberto. Porém, ela se encontra fechada desde 2008. A Construcap, vencedora da concessão municipal do Parque Ibirapuera e que deve administrar a área verde em Pirituba pelo período de 35 anos – a contar da assinatura do contrato -, deve rever o fechamento da pista após o plano de manejo.

Parque Jacintho Alberto. Foto: Victória Vasconcelos