REGIONAL

Parque Leopoldina- Orlando Villas Bôas recebe obras de revitalização

Publicado em 16/9/2020 às 11h21

Por Eduardo Fiora  (Agência Território Noroeste)

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) autorizou o início de obras de recuperação do Parque Leopoldina – Orlando Villas Bôas, localizado em terreno estadual (Sabesp), com entrada pela Marginal Pinheiros, na Vila Leopoldina.
O valor dos serviços de Manutenção e readequação dos equipamentos e edificações ultrapassa R$ 1,6 milhões. Esse montante tem origem de uma ação civil ajuizada após a Spe Solaia Empreendimentos Imobiliários ter realizado construção irregular no bairro paulistano da Lapa. Em abril de 2019, a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da capital firmou, acordo judicial em que a empresa se comprometia a depositar R$ 2 milhões para o Fundo Especial do Meio Ambiente (Fema), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Fechado há 6 anos

Pelos termos do acordo, o valor ficava empenhado em obras de recuperação do Parque Leopoldina Orlando Villas-Bôas,  fechado há 6 anos, por conta de longo processo judicial envolvendo suspeita de contaminação.Com a Cetesb emitindo pareceres atestando a ausência de passivo ambiental, a Justiça liberou o manejo no parque. A assinatura do acordo entre construtora e Promotoria a Prefeitura tinha em caixa verbas para realizar as obras de recuperação, que acabam de ser autorizadas.A empresa responsável pelo serviço, com entrega prevista para 180 dias é Prelcan Construções e Comércio.

O Parque Leopoldina Orlando Villas- Bôas é fruto de um acordo entre governo estadual e prefeitura em 2009, com articulação da então subprefeita da Lapa e hoje vereadora Soninha Francine (Cidadania).

Foto: Blog Áreas Verde Cidade