REGIONAL

Parque no Jaraguá recebe doação de banheiro contêiner mas não consegue instalar

Publicada em 22/10/2020 às 9h47

Reportagem de  Cristina Braga

Não é difícil chegar no Parque Senhor do Vale, no Jaraguá. Ele fica a 1 km da Estação de Trem da CPMT do bairro. Bem localizado, com 22 mil m², o Senhor do Vale foi criado em 2008 ( PL 150/2008) e reconhecido como espaço público em 2010. Um grupo da terceira idade frequenta o equipamento para fazer ginástica habitualmente. “Esse grupo vem com os técnicos de uma AMA; varia entre 50 e 70 pessoas, dependendo da época”, conta Valter Lima da Associação dos Moradores do Parque Senhor do Vale ( AMPSV). Ao final de semana, a extensa área verde chega a receber quase 500 pessoas.

Apesar de ser um espaço municipal, não conta com infraestrutura, placas de identificação, sede administrativa, nem vestiário para funcionários. Os idosos que frequentam o local ( quando os portões estavam abertos antes da pandemia) não podem utilizar sanitários, porque não há no local. Para atender essa demanda, houve uma mobilização por parte da Associação dos Moradores , frequentadores e conselheiros. Diversos ofícios foram enviados a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) solicitando atenção para a área pública.Contudo, a antiga reivindicação do banheiro veio da iniciativa privada . “A Fundação Embu em parceria com o CIC Oeste doou um contêiner banheiro ao Senhor do vale, e isso tudo já foi tratado com o Secretario do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e seus demais diretores onde tramita processo, mas não conseguimos ainda que eles aceitem a doação do contêiner, e autorize a instalação”, completa Lima. “A doação do banheiro contêiner não acarretará custos para Prefeitura” , é o que diz a carta endereçada à SVMA pela Associação. A Prefeitura por sua vez, considera que o local não dispõe de base de concreto para recebimento do Contêiner, fato contestado pela entidade dos moradores.

Uma agenda de reunião virtual entre a SVMA e a diretoria da Associação  está sendo marcada para resolver o impasse da instalação. Pode ser que quando reabrirem os portões, o parque conte com o banheiro instalado. Pelo menos é que espera aquela turminha da ginástica e demais frequentadores que utilizam o equipamento. Batizado de “Senhor do Vale”, o significado do nome na língua tupi-guarani quer dizer Jaraguá, após estudo realizado pela própria comunidade.