REGIONAL

Pesquisa aponta avanço em polo comercial localizado em Perus; varejo cresce próximo à estação da CPTM

Publicado em 02/01, às 9h50

Por Priscila Perez

O varejo está cada vez mais forte nas periferias da capital paulista. É o que aponta a pesquisa “Polos Varejistas de Rua da Cidade de São Paulo”, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em sua primeira etapa, o levantamento identificou um intenso polo comercial em Perus, dentro da estação da CPTM, na zona norte da cidade, chamando a atenção dos pesquisadores para a expansão do varejo nas regiões mais afastadas do centro de São Paulo. “É um polo muito distante, num bairro que está quase no limite com a região metropolitana. É cercado de verde por todos os lados. E ali tem um polo de nível um, que agrega diversidade e complexidade varejistas”, explica Larissa Campagner, coordenadora da pesquisa, urbanista da ACSP e professora do Mackenzie.

Estação Perus da CPTM. Foto: Diogo Botelho/Futura Press/Folhapress.

Segundo ela, fatores como acessibilidade e concentração de consumidores explicam não só a presença, mas também o sucesso de qualquer polo varejista. No caso de Perus, a estação de trem favorece o acesso ao local, que apresenta um alto fluxo de pessoas (moradores e trabalhadores), tornando-o atrativo comercialmente. Além disso, apesar da localização mais distante, o bairro tem alta densidade habitacional. “A acessibilidade é um dos fatores essenciais para a existência de um polo varejista. A alta concentração de pessoas nestes pontos, sem dúvidas, favorece ainda mais a composição destas atividades.”

Foram mapeados, ao todo, 424 polos comerciais distribuídos pela capital. Campagner destaque que, a partir deste valioso banco de dados, será possível desenvolver políticas públicas em benefício das áreas mais periféricas da cidade. Na segunda etapa do relatório, os pesquisadores vão investigar o varejo nos centros comerciais de níveis mais altos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market