REGIONAL

PM que matou carroceiro em Pinheiros é indiciado por homicídio doloso

Caso foi encaminhado à Justiça e soldado deve ir a júri popular. Ricardo Nascimento, 39, foi morto com dois tiros no peito em julho de 2017

Publicado às 12h50

G1 São Paulo

A Polícia Civil indiciou por homicídio doloso, quando há intenção de matar, o soldado da Polícia Militar José Marques Madalhano, que matou um carroceiro em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, em 12 de julho de 2017. O caso foi encaminhado à Justiça, o policial deve ir a júri popular e pode ser condenado a pena de 6 a 20 anos de prisão.

Ricardo Nascimento, 39, levou dois tiros à queima roupa na Rua Mourato Coelho, perto da Rua Teodoro Sampaio. Testemunhas que viram a ocorrência disseram que o morador estava alterado e segurava um pedaço de madeira. “Baixa o pau, baixa o pau”, teria dito o policial, segundo Maria do Socorro. Em seguida, o policial disparou duas vezes na altura do peito do homem, que caiu. Um vídeo registrou o momento em que o carroceiro foi baleado.

Para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga homicídios cometidos por policiais, o soldado foi indiciado por três motivos:

  • Havia superioridade numérica dos policiais em relação ao carroceiro: eram dois policiais armados contra Ricardo
  • O soldado José Madalhano estava com cassetete e spray de pimenta e não usou o armamento menos letal
  • Os dois disparos foram dados no peito da vítima

O soldado está afastado das ruas desde o homicídio e atua internamente em um batalhão de Araçatuba, no interior de São Paulo.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), afirmou que “o policial citado pela reportagem realiza serviço de guarda no quartel. o indiciamento foi feito diante dos elementos de prova coletados durante investigação realizada pelo Departamento Estadual de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP) . O caso foi encaminhado ao fórum em janeiro de 2019”.

O soldado ainda não constituiu advogado.

Carroceiro morto pela PM. Foto: Arquivo Pessoal

Caso

A reportagem do G1 ouviu os tiros que mataram o carroceiro Ricardo Nascimento por volta das 18h de 12 de julho de 2017. Testemunhas que viram a ocorrência disseram que o morador estava alterado e segurava um pedaço de madeira. “Baixa o pau, baixa o pau”, teria dito o policial, segundo Maria do Socorro. Em seguida, ao fazer um movimento como se fosse jogar o pedaço de madeira, o policial disparou duas vezes e Ricardo caiu.

Sob gritos de “assassinos” e “fascistas”, os policiais colocaram a vítima dentro de um carro da polícia, cerca de 15 minutos depois dos tiros. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu.

No boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, o policial militar afirma que “foi obrigado a efetuar os disparos de arma de fogo” para se defender.

Câmera de segurança registrou o momento em que o carroceiro foi baleado. No vídeo, é possível ver o momento em que o carroceiro desce a rua, na esquina da Mourato Coelho coma Navarro de Andrade. Ele volta e depois cai no chão, provavelmente no momento em que é atingido pelos tiros.

Ricardo Nascimento foi gerente de uma loja de artigos para casa na Rua Teodoro Sampaio. “Menino bom, sem problemas, tanto que chegou à gerência”, disse o dono da loja, Fernando Braga.

Ricardo ficou cerca de 3 anos na loja. Fátima Munhoz, que foi colega de trabalho na época, também elogiou o tempo de convívio. “Sempre feliz”, descreveu. Os colegas de trabalho contam que ele era reservado em relação à família e não comentava sobre parentes.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise