REGIONAL

Mais um passo para a Ponte Pirituba-Lapa

Obra viária recebeu autorização, mas ainda falta verba para tirá-la do papel

Atualizado às 11h

Priscila Perez

Após anos de luta para a construção de uma ponte sobre a Marginal do Tietê que aliviaria as sobrecarregadas saídas de Pirituba em direção ao bairro da Lapa – reivindicada pela população local, mais um passo foi dado no último dia 15 de maio.

Foto: Diário Oficial de São Paulo/Reprodução

Publicação no Diário Oficial informa que o Departamento de Uso do Solo da Prefeitura de São Paulo autoriza a construção da ponte, que conectará os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Em visita ao bairro, o ex-prefeito João Doria (PSDB) afirmou, antes de deixar o cargo, que a ponte será entregue ainda em 2019.

Em nota, a SPObras esclarece que solicitou a manifestação da Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU), ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a respeito das diretrizes de uso e ocupação do solo aplicáveis à “Ligação Viária Pirituba-Lapa”, o que é necessário para a obtenção do licenciamento ambiental do empreendimento. “A publicação no Diário Oficial refere-se à resposta da CTLU expondo que o empreendimento poderá ser implantado seguindo as diretrizes expressas no capítulo V do Plano Diretor Estratégico (Lei 16050/14), que trata da política e do sistema de mobilidade.” O valor para a obra sair do papel está estimado em R$ 200 milhões.

Sobre a Ponte Pirituba-Lapa

Com 450 metros de extensão, a “Ponte da Raimundo” também contará com uma faixa exclusiva de ônibus, entre o mercado municipal e o acesso ao novo túnel previsto sob a Linha 8 – Diamante da CPTM, no encontro com a Rua Gago Coutinho. Pelo projeto inicial, a ponte que ligará Pirituba ao bairro da Lapa terá duas faixas para carros em cada sentido, passagem para pedestres, ciclovia e um corredor de ônibus central, sem alça de saída para a Marginal do Tietê.

A obra integra a Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB). Na última audiência pública, realizada pela Prefeitura no dia 14 de março, na Barra Funda, a discussão girou em torno da redução dos preços dos Cepacs (títulos públicos negociados no mercado imobiliário) para as intervenções do artigo 9º da Operação, que inclui a construção da ponte.

 

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus