REGIONAL

População realiza manifestação contrária à terceirização de UBSs na zona noroeste

Publicado às 11h45

Por Cristina Braga

A UBS Jardim Vera Cruz, na Vila Anglo, é tida como referência de posto de saúde na região da Lapa, segundo os moradores do bairro. A unidade atende mais de 300 pessoas diariamente, a maioria entre 60 e 95 anos, e ainda oferece tratamentos dentário e psicológico, além de homeopatia e acupuntura. Porém, desde que foi anunciada a transferência de gestão direta do município para o convênio com a Associação Saúde da Família (ASF), no dia 5 de julho, houve indignação por parte do conselho gestor e da própria comunidade, inclusive entre os idosos que praticam atividades no local.

Criada em 1983, a UBS realiza cerca de 5,6 mil procedimentos por mês. Um dos vereadores que criticaram a postura do prefeito Bruno Covas (PSDB) de entregar a unidade para uma Organização Social (OSS) sem discutir com a comunidade, Celso Giannazi (PSOL) – membro titular da comissão de saúde da Câmara Municipal – recebeu o secretário da Saúde, Edson Aparecido, para argumentar sobre a situação.

Foto: Divulgação

Nilce Tadeu, do Conselho Gestor da UBS Jardim Vera Cruz, afirma que o quadro de médicos é completo e não há aposentadorias, mas sempre solicitou para a unidade AGPPs (assistentes de gestão de políticas públicas). “Organizamos abaixo-assinado com quatro mil assinaturas e carta com o secretário para reverter a situação”, acrescenta a conselheira. Além disso, o prédio onde a UBS está instalada é próprio.

Segundo Antônio Zagato, do Conselho Participativo da Lapa, representantes do Comitê de Defesa do Hospital Sorocabana, do Conselho Gestor de Saúde Lapa-Pinheiros e do próprio CP estiveram na Câmara Municipal, no último dia 7, para protestar contra a “decisão arbitrária da gestão Covas de privatizar o comando da UBS Vera Cruz, sem sequer consultar o Conselho Gestor, algo previsto no SUS”. Para o conselheiro, as OSS (Organizações Sociais de Saúde) signifi cam “a piora da atenção básica”, pois há mais rotatividade de médicos e outros profissionais, fazendo com que pacientes sofram em seu acompanhamento permanente.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário