REGIONAL

Prefeitura realiza obras de requalificação de calçadas na Lapa

Publicado em 03/9/2020 as 9h58

por cristina braga

A Prefeitura realiza obras de requalificação de calçadas entre as ruas Guaicurus, Roma, Scipião e Caio Graco, no bairro da Lapa. No local, cerca de 6.400 m2 serão requalificados e 34 rampas de acesso estão sendo instaladas. No entorno dessas vias, outros 67 mil m² também estão em obras em 29 ruas. O prefeito Bruno Covas  visitou o bairro e o local nesta quarta,2, junto com o subprefeito da Lapa Leonardo Casal.

 

Já foram requalificadas mais de 827 mil m² de calçadas em toda a cidade, entre janeiro de 2019 e julho de 2020, e outros 651,6 mil m² estão em execução, 4 mil rampas de acesso também estão sendo construídas. Até o final deste ano, serão restaurados 1,5 milhão de m² de calçadas em toda a cidade, com investimento de R$ 140 milhões. A ação tem como foco a acessibilidade, propiciando que pessoas com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida possam ter liberdade e segurança pelas calçadas da cidade. As obras contemplam as 32 subprefeituras.
As rotas definidas pelo Plano Emergencial de Calçadas (PEC) identificou calçadas públicas e privadas em toda a cidade. Foram selecionadas calçadas com grande fluxo de pedestres e na proximidade de comércios, escolas e hospitais, cujos reparos impactarão positivamente a população. As obras atendem às especificações definidas pelo do Decreto Nº 59.671/20 e do Decreto N° 58.611/19, que também prevê sinalização visual e tátil.


Obras de Drenagem
A Prefeitura, por meio da Subprefeitura Lapa, também iniciou no último mês diversas obras de drenagem na região. Os projetos visam solucionar o problema das enchentes causadas no período de chuvas. Trata-se de uma questão antiga de infraestrutura e geografia regional. Essas atividades, assim como outras medidas como a construção de jardins de chuva e limpeza contínua dos córregos, bocas de lobos e galerias têm contribuído para a prevenção das enchentes.
As obras contemplam as ruas do Curtume e Guaicurus, vias de grande movimentação diária e que dão acesso ao Poupatempo, Subprefeitura, Junta Comercial do Estado, Terminal Rodoviário da Lapa e à Estação da CPTM. A previsão é que as obras sejam concluídas na primeira quinzena de setembro.
No distrito do Jaguara, as ruas da Despedida e o trecho de passagem embaixo da Rodovia Anhanguera, na Avenida Cândido Portinari, também passaram por melhorias no sistema de drenagem. As obras totalizam R$ 1.261.206,50 e incluem requalificação de todo o sistema de drenagem, além de reformas de tampas de boca de lobos, calcadas, muros, tubulação e outros serviços de zeladoria.  Ainda como medida de contenção das águas de chuva foram executadas a manutenção do espaço livre na Padre Diogo Fernandes, no Jaguara, obras na Praça Miriam de Barros, no Sumaré e projetos de drenagem também nas regiões da Vila dos Remédios, Jardim Marisa, Água Branca, Caiapós com Marginal, Jaguara e Lapa.

Permeabilidade do Solo
Projetos de ilhas permeáveis também foram executados recentemente na região nos bairros do Sumaré, Vila Anglo e Vila Romana, entre outros. Foram os primeiros projetos nos quais o asfalto foi substituído por uma arquitetura moderna e sustentável, cuja função é ampliar a permeabilidade urbana. O objetivo é levar o projeto a todos os distritos e bairros da administração regional.