REGIONAL

Prefeitura tenta pela segunda vez explorar baixos dos viadutos Lapa e Pompeia

Publicado em 24/10, às 11h40

Por Priscila Perez

A Prefeitura de São Paulo ainda segue à procura de um parceiro para explorar comercialmente os espaços localizados embaixo dos viadutos Lapa (Comendador Elias Nagib Breim) e Pompeia (Missionário Manoel de Mello). É a segunda vez que a administração municipal lança uma consulta pública com essa finalidade. O mais recente chamamento público vigorou entre os dias 8 e 18 de outubro.

A requalificação dos baixos de viadutos paulistanos é amplamente defendida pela Prefeitura. Por meio dessa parceria com a iniciativa privada, esses espaços passarão a oferecer atividades gratuitas de lazer, cultura e esporte à população. Como contrapartida, o futuro permissionário poderá realizar eventos, explorar a publicidade local e atividades comerciais, como alimentos e bebidas, serviços de feiras, escritórios compartilhados (coworking), aluguel de bicicletas e patinetes.

Pesquisa de mercado

A primeira consulta pública não teve o resultado desejado e foi cancelada por “problemas na licitação”. Na época, o Instituto Terra – Meio Ambiente e Inclusão Social foi o vencedor da concessão, mas acabou descredenciado pela Comissão de Licitação dos Baixos dos Viadutos, que o considerou “inabilitado para assumir o contrato”. Questões como débitos trabalhistas e documentos vencidos ou incorretos foram apontados pela comissão.

Intervenções artísticas
Viaduto Antártica em festa. Foto: Divulgação.
Aniversário da Lapa
Bruno Covas visita o Viaduto Antártica. Foto Divulgação

Durante as festividades em comemoração ao aniversário do bairro da Lapa, o baixo do Viaduto Antártica chegou a ser ocupado pela Subprefeitura Lapa, servindo de exemplo para o projeto-piloto. O local recebeu aulas de zumba, espaço para convivência, gastronomia e expositores. Até o prefeito Bruno Covas compareceu ao evento.

Mas é seguro mesmo?

Após a interdição parcial da Ponte do Jaguaré, na Marginal Pinheiros, que foi atingida por um incêndio no dia 21 de junho, fica a pergunta: esses espaços são realmente seguros para a população? Segundo a Prefeitura, a licitação só ocorreu depois de verificar as condições dos viadutos Lapa e Pompeia. “Para iniciar a permissão, os dois viadutos possuem laudo de vistoria elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana”, pontua a administração.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário