REGIONAL

Quase 37 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Pirituba em três dias de campanha

Publicado em 26/03, às 8h50

Por Cristina Braga

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) teve início na última segunda-feira, dia 23 de março, e vai até 9 de maio. Ela será dividia em três etapas e pretende vacinar ao menos 90% de uma população total de quase 68 milhões de pessoas em todo o país.

Para isto o Ministério da Saúde dispõe de 75 milhões de doses de vacinas. Nesta primeira, etapa serão vacinados os idosos acima de 60 anos e os profissionais da Saúde. A seguir, dentro do calendário estipulado pelo Ministério da Saúde, serão imunizadas as demais categorias, como os portadores de doenças crônicas, policiais e bombeiros. O “Dia D” acontecerá em 9 de maio, um sábado. Neste dia, postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

Situação na zona noroeste
Vacinação drive-thru em Pirituba. Foto: Reprodução/Facebook.

O Supervisor Técnico de Saúde de Pirituba/Jaraguá Wagner Fracini lembra que “as pessoas entre 55 e 60 anos serão imunizadas contra a gripe e crianças abaixo de seis meses não devem receber a vacina”. Além disso, “não há contraindicações para a vacina, exceto alergia a ovo”.

Neste ano, a campanha foi antecipada por causa da pandemia do Covid-19. A vacina da gripe não protege contra o coronavírus, mas atua contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Segundo Wagner Fracini, em Pirituba, até a última quarta-feira, 25, já haviam sido vacinadas 36.366 pessoas, incluindo todos os indígenas das aldeias do Jaraguá. A meta, destaca Fracini, é “vacinar ao menos 90 % de nossos idosos”. Em Pirituba, o público-alvo da campanha corresponde a cerca de 80 mil pessoas com 60 anos ou mais.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado
Equipe da UBS Santo Elias, em Pirituba. Foto: Reprodução/Facebook.

Por conta da pandemia, a novidade deste ano é o sistema “drive-thru” instituído nas UBSs e alguns postos de vacinação, permitindo que o munícipe permaneça dentro do automóvel enquanto toma a vacina.

Vacinação drive-thru: veja onde receber a dose em Pirituba e na região da Lapa

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário