REGIONAL

Rumo à privatização: Ceagesp entra no programa de desestatização do governo federal

Publicado às 9h35

Por Priscila Perez

A novela envolvendo a futura transferência da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina, para um novo endereço acaba de ganhar mais um capítulo. Ontem, 7 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que inclui o entreposto no programa nacional de desestatização do governo federal e, também, no programa de parcerias de investimentos da Presidência da República.

Com isso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o novo responsável pela negociação da Ceagesp com a inciativa privada. Ou seja, tudo que for ligado à desestatização da estatal, que hoje é vinculada Ministério da Agricultura, passará, agora, pelo BNDES. Sua privatização, aliás, foi recomendada pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Confira o decreto aqui.

Governador João Doria planeja levar o atual Ceagesp para uma nova área até 2020. Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress

Novo endereço, será?

Contudo, para parte dos permissionários, a decisão de sair da Leopoldina não é viável. O atual entreposto poderia ser reformado em vez de transferido para outro endereço. Hilton Piquera, representante do Sincomat (Sindicato do Comércio Atacadista de Hortifrutigranjeiros e Pescados), já se mostrou contra a solução defendida pelo governador João Doria (PSDB). “Temos aqui cinco rodovias, marginal e acessibilidade. No rodoanel, só há uma saída, além de encarecer mais o produto.” O comerciante de hortaliças Valdemar Cavalcanti trabalha há 40 anos no entreposto e está inconformado com a mudança. “Se sair daqui, vou parar de trabalhar. Nem sabemos para onde vamos”, pontua. Assim como ele, muitos comerciantes reclamam de que não foram ouvidos por ninguém da esfera pública.

Permissionários contra a mudança da Ceagesp. Foto: Lucas Charnyai/Folha Noroeste

Polo tecnológico na Leopoldina

Vale lembrar que, em abril deste ano, o governador se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e sinalizou que a União iria transferir a Ceagesp do Ministério da Agricultura para a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. A mudança não só possibilitaria a transferência do entreposto para outro local como também implicaria na construção do CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação) no atual terreno da Leopoldina.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário