REGIONAL

Subprefeitura da Freguesia do Ó apresenta projeto para descarte de entulho e recicláveis

Publicada em 24/02/2021 às 9h59

Por Cristina Braga

Visando diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte irregular na região, projeto piloto receberá até 1m³ por dia no perímetro da Cantídio Sampaio. O descarte irregular de resíduos sólidos e recicláveis no território tem sido um grande desafio para a Subprefeitura que diante deste cenário não tem medido esforços para atender as demandas e estruturou um equipamento para minimizar o impacto ambiental causado. Trata-se do P.O.D.E.R (Ponto de Descarte de Entulho e Recicláveis) local onde o cidadão poderá descartar seus restos de construção e material reciclável, respeitando o limite diário de até 1m³ por dia.

Devido a falta de áreas para construção de Ecopontos, o projeto piloto contempla equipamentos específicos para o manejo e mão de obra necessários para a realização das atividades, bem como, a responsabilidade pela destinação dos resíduos.

O novo equipamento está em fase final de adequação e será aberto ao público no 1º semestre 2021, localizado na Avenida Cantidio Sampaio altura  nº 4200, o serviço visa diminuir o volume da coleta dos pontos de descarte irregular existentes no entorno. ( veja foto abaixo/Divulgação)

Funcionamento do P.O.D.E.R:
– Em virtude da existência de uma escola na região, como medida de segurança, a movimentação de caminhões que acessam o equipamento não poderá ser executada nos horários de entrada e saída de alunos;
– Será realizado um trabalho de constante de conscientização da população residente na região, divulgando este novo equipamento público;
– A conscientização poderá ser estendida aos alunos da rede escolar;
– O espaço funcionará em horário comercial;
– Não será recebido no espaço qualquer outro resíduo diverso a descartáveis e resíduos sólidos;

O projeto é de autoria do supervisor de limpeza pública da Subprefeitura, servidor público com vasta experiência no setor que acompanha demandas de zeladoria nas bocas de lobo para retirar o acúmulo de lixo descartado irregularmente, além de galerias que precisam de manutenção, áreas ajardinadas com o corte e capinação a grama, manejo de árvores, além de varrer e pintar vias públicas. Também monitora os pontos viciados e o serviço de Cata Bagulho, limpeza de 29 córregos, e dois piscinões, o Rio das Pedras, Vila Penteado e a Rua Tico-Tico do Campo, Jardim Vista Alegre.