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TCU aponta superfaturamento de R$ 55 milhões no Trecho Norte do Rodoanel

Levantamento sinaliza que houve sobrepreço nos pagamentos da Dersa para a OAS

Publicado às 12h

Com informações do Estadão

Nem o Trecho Norte do Rodoanel, a última alça a ser entregue pelo governo paulista, ficou de fora da Operação Lava Jato. Em levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), há sinais de superfaturamento nos repasses feitos pela Dersa, estatal responsável pelas obras viárias, à empreiteira OAS. O sobrepreço representa um total de R$ 55 milhões.

Irregularidades no Trecho Norte

Auditores do TCU encontraram indícios no lote 2 da obra (são seis no total), que é executado pela OAS. Segundo levantamento, serviços de terraplenagem e perfuração de rochas, além da adição de novos trabalhos, resultaram no superfaturamento de R$ 33 milhões.

Pagamentos indevidos no valor de R$ R$ 23,1 milhões também teriam engrossado as contas da empreiteira. Neste caso, um aditivo de reequilíbrio econômico financeiro foi assinado no ano passado por conta dos atrasos na liberação das frentes de obra pela Dersa.

O relatório aponta, ainda, sobrepreço numa ponte paga pela Dersa – que teria custado R$ 480 mil a mais –, além de uma subcontratação irregular para escavação de um túnel no valor de R$ 54 milhões. Por último, os fiscais apontam uma “ocultação de impacto financeiro de acréscimos de serviços” no valor de R$ 218,5 milhões.

A investigação partiu de uma denúncia feita por um ex-funcionário de uma empresa terceirizada em 2016. O TCU também sinaliza que as irregularidades podem se repetir nos demais lotes do Trecho Norte.

Resposta

“A Dersa já apresentou suas contrarrazões e aguarda o término da análise, pois o caso ainda não foi submetido à apreciação dos ministros do TCU. O julgamento demonstrará a regularidade dos procedimentos”, afirmou a assessoria de Geraldo Alckmin, pré-candidato à Presidência da República.

Atraso no Trecho Norte

Foto: Amanda Perobelli/UOL

A obra, que contempla toda a região noroeste, estava prevista para ser entregue à população em julho deste ano, mas só deve ser finalizada em 2019. Lembrando que a última etapa do anel viário Mário Covas começou a ser construída em fevereiro de 2013. Três anos depois, finalmente ela seria concluída, mas novamente a gestão Alckmin (PSDB) adiou a inauguração – agora para este ano. Porém, segundo a Dersa, não há um novo prazo.

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