REGIONAL

Vila Fiat Lux ganha guarita e revitalização com a força da comunidade em Pirituba

Publicada em 17/11/2020 `as 9h51

Reportagem de  Cristina Braga

Os moradores da Vila Fiat Lux, localizada entre o City América e o acesso da Rodovia dos Bandeirantes, em Pirituba, comemoraram no último dia 8 de novembro, uma série de melhorias realizadas no local que abriga 200 casas e um prédio de 48 apartamentos.

Entre as melhorias, destaca-se a nova guarita de segurança. A vila já tinha uma guarita de segurança de fibra de vidro, na qual os vigias trabalhavam sem ‘muita qualidade de trabalho e nem banheiro”, revela o morador do local Coronel Marcelo Gomes Manoel que, com alegria mostrou a nova guarita. “Unimos a comunidade numa eficácia coletiva e com o dinheiro (R$ 18 mil reais) arrecadado pelos moradores, conseguimos construir uma nova guarita, digna para nossos 3 vigias trabalharem na Vila Fiat Lux”, conta o morador.

Foto da nova guarita de alvenaria  / divulgação

A nova guarita recebeu o apoio da Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá e Sabesp que fez a ligação de água e esgoto. Dentro do conceito da ‘vigilância Solidária’ programa da Polícia Militar, a guarita tem os vidros protegidos para que os seguranças possam trabalhar com câmeras e videomonitoramento instalada dentro da pracinha que fica em frente ao condomínio residencial. Com uma bancada nova apropriada para receber os equipamentos, cozinha e um banheiro com chuveiro, a guarita de alvenaria “vai dar dignidade para nossos vigias para que eles possam fazer seu trabalho melhor e com mais motivação”, enfatiza o Coronel que não esconde a satisfação dessas conquistas. “ Faço isto com amor e como cidadão consciente”, diz.

Foto da nova guarita na Vila Fiat Lux 

A guarita e as melhorias foram feitas dentro do conceito da ‘Teoria das Janelas Quebradas’ e além dela, houve a revitalização na entrada da vila, novo calçamento, luzes, paisagismo, pintura de faixas de trânsito, e plantio de mais de 200 árvores.

Melhorias na Vila Fiat Lux


A Teoria das ‘Janelas Quebradas’ pode ser sumarizada na ideia considerando por exemplo que uma calçada na qual algum lixo está acumulado, ao longo do tempo, mais lixo é acumulado. No final das contas, as pessoas começam a deixar lá seus sacos de lixo, empobrecendo o local, ou seja, trata da conscientização da população para o bem comum.