SAÚDE

Agente comunitária de saúde atua há mais de 11 anos na UBS Vila Pirituba; conheça o trabalho dos ACSs

Publicado às 11h40

Fortalecer o elo entre a comunidade e as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS): este é um dos papéis dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Em São Paulo, há 8.942 agentes. Desse total, 8.783 atuam nas Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e 159 atuam nas equipes de “Consultório na Rua” e “Redenção na Rua”.

Agentes Comunitários de Saúde. Foto: Cecília Bastos.

Silvana Kamehama, responsável pela área técnica de estratégia Saúde da Família, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca que esse trabalho junto à população traz informações importantes sobre as condições de vida das pessoas, famílias e comunidade. “Os agentes também orientam a comunidade para utilização dos serviços de saúde e atividades de promoção e prevenção das doenças e agravos”, explica

As contratações dos ACS são realizadas pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS), por meio de processo seletivo regional. Silvana destaca ainda que o conhecimento que os agentes têm do território é fundamental para o trabalho. “O conhecimento do território contribui na elaboração de estratégias para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido pela Atenção Básica”, afirmou Silvana.

“Nós fazemos a diferença na vida das pessoas”

#PraCegoVer: Rita fez uma selfie. Ela é loira, tem cabelo curto e está numa sala com uma estante de livros ao fundo.
Rita trabalha como ACS na UBS Vila Pirituba. Foto: Divulgação/SMS.

Há 11 anos e três meses, Rita Aparecida de Souza Furlan, de 62 anos, trabalha como ACS na UBS Vila Pirituba, na Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte. Para ela, contribuir para que as pessoas tenham acesso às ações e serviços de saúde é uma atividade prazerosa.

“Sinto um prazer imenso em saber que meu trabalho faz parte da vida de um ser humano. Em saber que meu trabalho pode amenizar dores, trazer alegria e, até mesmo, evitar que a pessoa tente algo contra a própria vida, além de diminuir um risco de adoecimento”, finaliza Rita.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário