SAÚDE

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Publicado em 23/03, às 11h40

Por Priscila Perez

Começa nesta segunda-feira, 23 de março, a campanha de vacinação contra a gripe (influenza e H1N1) na capital. Nesta primeira etapa, devem se imunizar, preferencialmente, pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde – grupo considerado mais vulnerável ao Covid-19. As doses estarão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, onde serão montadas salas especiais para o atendimento de idosos. Veja aqui a unidade mais próxima.

Foto: Reprodução/Suamy Beydoun/Agif.

Para evitar a aglomeração de pessoas, a Prefeitura de São Paulo também pretende montar tendas nos estacionamento das unidades para a realização de triagem (diagnóstico do coronavírus) e vacinação rápida. “Não formem filas indianas, um atrás do outro, deem um espaçamento”, alertou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Para facilitar o acesso da população, as vacinas também serão disponibilizadas gratuitamente em farmácias privadas a partir de 13 de abril. A novidade é resultado da parceria entre o governo paulista e a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Até mil farmácias farão a aplicação gratuita das doses. “A decisão é muito importante porque vai desafogar os postos de todo o estado. É extremamente importante vacinar contra o vírus Influenza, mas que essa vacinação não provoque filas”, destacou o médico David Uip, coordenador do Centro de Contingência contra o Coronavírus em São Paulo.

Foto: Divulgação.
Confira o cronograma de vacinação:
  • 1° etapa – 23/03 – Idosos (60 e + anos) e trabalhador da saúde;
  • 2° etapa – 16/04 – Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e forças de segurança e salvamento;
  • 3° etapa – 09/05 – Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
  • O dia “D” de mobilização contra a Influenza será no dia 9 de maio. Já a campanha segue até o dia 22 de maio. Vale lembrar que a vacina da Influenza não previne contra o Covid-19.
Antecipação

Embora não proteja contra o Covid-19, a vacina auxilia no diagnóstico da doença – cujos sintomas são muito parecidos com os da gripe. “Se a pessoa avisa que foi vacinada [contra a gripe], isso vai auxiliar no raciocínio profissional para [o médico] pensar em outros vírus”, explica Mandetta. Além disso, com a imunização, a população tem menos chances de contrair gripe e coronavírus ao mesmo tempo – sim, existe risco de coinfecção. Por isso, o Ministério da Saúde antecipou o calendário de vacinação e inverteu os grupos prioritários. Até o ano passado, as crianças eram as primeiras a serem imunizadas.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus