SAÚDE

CTA DST/Aids Pirituba inicia projeto-piloto com testes de clamídia e gonorreia

Publicado em 10/12, às 9h50

Por Priscila Perez

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids de Pirituba colocará em prática a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro, um projeto-piloto que prevê a oferta gratuita de testes de clamídia e gonorreia à população. A iniciativa é inédita no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que esses testes só estavam disponíveis em pesquisas acadêmicas.

Doenças sexualmente transmissíveis. Foto: Bigstock/Reprodução.

Neste projeto, os kits serão oferecidos aos usuários da unidade que fazem parte do projeto de profilaxia “Pré-Exposição ao HIV”. O PrEP é um novo método de prevenção que prevê a ingestão diária de um comprimido para impedir a infecção do organismo pelo vírus causador da Aids. Cerca de 370 pessoas fazem parte do programa.

“As pessoas que fazem uso da PrEP precisam realizar testes de HIV, sífilis e hepatites, rotineiramente. A proposta agora é incluir mais dois exames para rastreamento de outras IST, não preveníveis pela PrEP. Como as consultas são agendadas com intervalo máximo de quatro meses, um possível diagnóstico é feito de forma recente, o que permite o início imediato do tratamento”, diz Robinson Fernandes de Camargo, coordenador de assistência do programa municipal DST/Aids.

Segundo Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids, a ideia é expandir a iniciativa, a partir de Pirituba, para toda a cidade. “Nessa fase inicial vamos avaliar, por exemplo, a adesão dos usuários às novas tecnologias, o índice de positividade de cada exame e conhecer o perfil das pessoas”, pontua a coordenadora.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário