SAÚDE

Do Público para o público: Estado e Prefeitura oferecem programas gratuitos para a terceira idade

Publicado em 20/03, às 9h20

Por Eduardo Fiora

Com o crescimento da população acima dos 60 anos, a cidade conta com vários serviços públicos voltados para esse público, desde programas de lazer e entretenimento até projetos de inclusão social.

No circuito do corredor viário Lapa-Pirituba, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) mantém uma das mais completas iniciativas para a Geração Ouro. É o Espaço de Convivência do Idoso (ECI), localizado no Parque da Água Branca. Com abordagens nas áreas de música, atividades físicas, informática e artesanato, o ECI oferece cursos gratuitos com duração de quatro meses. Os encontros são realizados duas vezes por semana, de segunda a sexta, nos períodos da manhã ou da tarde. Cada frequentador pode participar de uma turma no quadrimestre.

Espaço oferece há mais de dez anos atividades socioeducativas voltadas ao público a partir de 55 anos de idade. Foto: Divulgação.

Bordados, danças populares brasileiras, violão e oficina de celular são alguns dos cursos do ECI, que permanece aberto de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h30. O local também conta com atividades interessantes, voltadas à leitura dos frequentadores: o clube de leitura e a feira de troca de livros (ambos ocorrem às sextas-feiras). “As ações representam maneiras de tornar o livro acessível e criar um ambiente favorável à leitura”, avalia a bibliotecária Taís Mathias, coordenadora do acervo dos projetos Espaço de Convivência do Idoso.

Foto: Divulgação.

Segundo o coordenador educativo do ECI, Renato Nonato, os cidadãos querem se ocupar e transitar fora do ambiente doméstico. “A política pública trabalha na atenção à vulnerabilidade do idoso e na criação de vínculos. Conseguimos prevenir males”, analisa. Como desafio, ele destaca a importância de ampliar as políticas públicas no setor, sobretudo ligadas à prevenção e ao convívio.

Na linha proposta por Nonato, a Prefeitura de São Paulo lançou, recentemente, o Programa Nossos Idosos, previsto para estar disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa prevê a oferta de várias atividades com supervisão de equipes multiprofissionais formadas por médicos psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos, que irão coordenar atividades direcionadas aos grupos de cada UBS, levando em conta as características dos participantes. As práticas integrativas consistem em Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Dança Circular e terapia ocupacional em hortas comunitárias.

Foto: Divulgação.
Espaço de Convivência do Idoso
  • Rua Ministro Godói, 180 (Parque Água Branca). Mais informações pelo telefone (11) 2588-5906.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário