SAÚDE

Doria não cumpriu promessa de diminuir tempo de fila de espera de exames após Corujão da Saúde, diz TCM

Prefeitura diz que prazo era para 'agendar' e não 'realizar' exame. Relatório também diz que em janeiro de 2017 cerca de 20% dos pacientes saíram da lista de espera para passarem por reavaliação

Publicado às 10h20

G1 São Paulo

gestão do ex-prefeito João Doria (PSDB) não cumpriu a promessa de diminuir o tempo de espera por um exame médico após o Corujão da Saúde, um dos carros-chefe da gestão, segundo auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), finalizada em junho.

O ex-prefeito fixou prazo de 30 dias para exames urgentes e 60 dias para os demais depois do encerramento do programa, no início de 2017, mas o prazo médio de janeiro a maio do ano passado foi de mais de três meses após a data da entrada na fila, que do ponto de vista médico-científico, consitui prazo excessivo, de acordo com o relatório. Em março, o prazo para a realização de um exame chegou a 107 dias (veja tabela abaixo).

“A divulgação feita pela Prefeitura de que, com o encerramento do programa Corujão da Saúde todos os pacientes que necessitassem de exames na rede municipal deveriam realizá-lo em até 30 dias no máximo, na própria rede municipal, não se efetivou, pois em abril de 2017 a espera média correspondia a 103,4 dias e, em maio de 2017, correspondia a 99,7 dias. Portanto, demonstra-se que a realização de exames não pode ser uma política pública em si, mas sim requer ações permanentes […]”, diz o relatório do TCM.

“Logo, verifica-se a ausência de medidas estruturantes efetivas para a manutenção da realização de exames de modo a atingir a meta estabelecida, qual seja, 30 dias após sua solicitação”, destaca o texto do voto do conselheiro Maurício Faria.

O ex-secretário municipal da Saúde e idealizador do programa, Wilson Pollara, deixou a pasta nesta quarta-feira (11) e Edson Aparecido, presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), assumiu.

A ideia do Corujão da Saúde é usar hospitais particulares conveniados com o município para a realização de exames entre as 22h e 8h – daí o nome de corujão.

Seis tipos de exame são cobertos pelo programa:

  • Tomografia;
  • Ressonância;
  • Ultrassonografia;
  • Mamografia;
  • Ecocardiografia;
  • Densitometria.

Quando foi lançado, em janeiro de 2017, a meta do programa Corujão da Saúde era zerar em três meses a fila de 485 mil solicitações de seis tipos de exames. Depois que a fila fosse zerada, a promessa da Prefeitura era que nenhum paciente iria esperar mais do que 30 dias para fazer um exame.

“É um gesto importante, um gesto que a partir desta data deflagra-se um programa que em 90 dias nós iremos zerar o déficit dos exames públicos na rede municipal. A partir de então, os exames serão realizados em caráter de normalidade, com prazo de 30 dias pela rede pública municipal e, circunstancialmente, também pelas redes privada e estadual”, disse em 10 de janeiro do ano passado, no lançamento do programa, o então prefeito João Doria.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus