SAÚDE

Corpo saudável, mente ativa: veja dicas de como cuidar da saúde mental

Publicado às 11h20

Por Priscila Perez

Esta quinta-feira, dia 10 de outubro, tem tudo a ver com exercitar a mente. Hoje, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data voltada à discussão sobre os transtornos mentais, como a depressão, o estresse ocupacional e a síndrome de Burnout.

Autoestima em alta. Foto: Arquivo.

A ideia é discutir sobre a prevenção e o tratamento dessas doenças, que são a principal causa de afastamento do trabalho. “Exaustão, esgotamento físico e emocional, sensação de incompetência e declínio da produtividade são alguns dos sintomas que precisam ser observados”, alerta Silvia Cury Ismael, gerente do Serviço de Psicologia do HCor.

Para se ter ideia, doenças como a depressão, ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia atinge milhões de pessoas no mundo todo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 800 mil jovens entre 15 e 29 anos morrem em razão de suicídio por ano. É a segunda causa mais comum de morte nessa faixa etária. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas, às vezes silenciosos, e procurar o médico sem pestanejar.

Já no ambiente de trabalho, a síndrome de Burnout tem se tornado igualmente comum devido ao esgotamento físico e mental. Para combatê-lo, é importante integrar à rotina atividades prazerosas e um bom descanso. Vale também praticar terapias como acupuntura e meditação. Infelizmente, também pode haver complicações, e a doença evoluir para quadros mais graves que impliquem em transtornos depressivos e até ansiosos.

Síndrome de Burnout. Foto: Getty Images.

Então, é possível blindar o cérebro contra essas doenças?

Segundo a psicóloga do HCor, o autoconhecimento é a chave para a saúde mental.” Somente podemos mudar nossos comportamentos quando nos conhecemos de fato”, salienta. A psicoterapia, por exemplo, ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, desenvolvendo reflexões e questionamentos. Mas a fórmula mais básica é dormir bem (oito horas), praticar atividades físicas e se alimentar de forma saudável.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário