SAÚDE

É tempo de pernilongos, pouca chuva e muito calor; haja saúde para driblar os problemas respiratórios

Publicado às 10h40

Por Priscila Perez

Tosse, garganta irritada, ardência nos olhos e no nariz, bronquites, rinites e crises de asma. Esta sequência de problemas respiratórios é intensificada em períodos de umidade baixa, com pouca chuva e muito calor. Crianças e idosos são os que mais sofrem nessa temporada. E o cenário não é nada estimulante: novembro também será um mês pouquíssimo chuvoso, segundo o Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Dezembro, por sua vez, terá chuvas acima da média. Mas, até lá, como superar tantos problemas respiratórios e os nossos queridos pernilongos?

Problemas respiratórios afetam mais crianças e idosos. Foto: Divulgação.

Pois é, a baixa umidade facilita o acúmulo de poluentes em nossa atmosfera e, por consequência, favorecendo o surgimento de alergias. O importante é observar se os sintomas são comuns à secura, ou se há desdobramentos como falta de ar, chiado no peito, pouco apetite, apatia e febre. Aí é caso de procurar o médico para evitar o agravamento do quadro. E cuidado redobrado com os mais velhos: eles precisam ser estimulados a beber água, mesmo sem vontade. Se estiver ao ar livre, o ideal é consumir 250 ml de água por hora. Caso a umidade seja inferior a 30%, nem saia de casa – utilizar umidificadores é uma ótima ideia.

Outra dica é lavar o nariz com soro fisiológico de quatro a seis vezes ao dia. E quanto aos pernilongos? Repelentes e roupas de algodão (com mangas e calçadas compridas) são ótimas soluções para evitar a presença do inseto.

Foto: Rafael Arbex / EstadÃo

Doenças respiratórias em números

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, os períodos mais secos do ano provocam um aumento de aproximadamente 30% nos atendimentos prestados nas unidades de saúde da capital.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Mauvais œil/bonne étoile
  • bonne étoile/mauvais œil
  • Nat cleans the squids
  • Ramadan lamp
  • Nat
  • Buster
  • En quête d'objets objets d'enquête
  • Bastien
  • Matteo