SAÚDE

Escolas públicas e particulares cobram carteira de vacinação atualizada em São Paulo

Publicado em 20/01, às 10h30

Por Priscila Perez

Com o reaparecimento de doenças erradicadas, como o próprio sarampo, a Prefeitura de São Paulo passou a acompanhar de perto a carteirinha de vacinação das crianças matriculadas na educação infantil, tanto em creches quanto na pré-escola.

Campanha de vacinação tem sido intensificada nas escolas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil,

Além da inspeção anual, que acontece em agosto, a Prefeitura tem impedido a realização da matrícula/rematrícula caso a carteirinha esteja desatualizada, obrigando os pais a imunizarem seus filhos. Para este ano, outra ação junto aos pequenos estudantes está prevista com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na capital paulista: as escolas da rede municipal receberão a visita de agentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no primeiro dia de aula – 5 de fevereiro. A intenção é conscientizar as famílias sobre a importância da vacinação.

Segundo a Prefeitura, trata-se de uma busca ativa para atualização da caderneta. Para se ter ideia, em 2019, a adesão à vacina contra a poliomielite, doença altamente infecciosa e que atinge, principalmente, crianças menores de cinco anos, foi de 86,39%. Ou seja, apesar da campanha constante junto à população, ainda há famílias que deixam de vacinar seus filhos. A paralisia infantil teve seu último caso registrado no Brasil em 1989, na cidade de Souza/PB. “Temos que ficar em alerta, pois a poliomielite não foi erradicada. Se não intensificarmos a vacinação, podemos ter novos casos”, alerta Lessandra Michelin, coordenadora do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Assim como na rede pública, a campanha nas escolas particulares também foi intensificada para que todos os alunos estejam com a carteirinha em dia. “A gente tem orientado as famílias e algumas unidades, que têm serviços médicos, fazem a campanha dentro da escola”, conta Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP). Mensagens são enviadas aos pais sobre a importância da vacinação.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Guten morgen
  • Kellie
  • Kellie
  • Kellie
  • "Kiez me tender" :copyright: piwiyan
  • Mauvais œil/bonne étoile
  • bonne étoile/mauvais œil
  • Nat cleans the squids
  • Ramadan lamp