SAÚDE

Fundação Pró-Sangue convoca a população para reforçar estoque de bancos de sangue nas férias

Publicado em 02/01, às 10h40

Por Priscila Perez

Você sabia que com uma única bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas? Para doar, apenas dois requisitos são necessários: saúde e boa vontade. Neste período do ano, o apelo é ainda maior devido à necessidade de reforçar os estoques de bancos de sangue, que ficam seriamente comprometidos durante as férias. Muitas pessoas deixam de doar por conta das festas e viagens; por outro lado, o índice de acidentes de trânsito nesse período é altíssimo. Por isso, a Fundação Pró-Sangue convida a população a colaborar doando sangue neste início de 2020.

De acordo com a entidade, o tipo O+ encontra-se em estado de alerta – suficiente para abastecimento de dois dias. Já os tipos O-, A- e B- estão em estado crítico, com condições de abastecer os hospitais por apenas um dia.

Com uma única bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas. Foto: Reprodução/SPDM.
Quero doar

A dica é procurar os postos credenciados durante a semana, de segunda a sexta-feira, quando o atendimento ocorre em menor tempo. Segundo o diretor-presidente da Fundação, Vanderson Rocha, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. “Para doar sangue, é importante vir alimentado. Mas evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.”

Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:
  • Permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação;
  • Manter o curativo por pelo menos 4 horas;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Não fumar por 2 horas;
  • Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação;
  • Beber bastante líquido;
  • Se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Na ocorrência de febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, é preciso entrar em contato com a Fundação Pró-Sangue pelos telefones 0800-55-0300 ou 4573-7500, ramais 7594 ou 7599. Confira aqui os postos de coleta disponíveis em São Paulo.

Um dos postos fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar. A unidade Clínicas atende das 7h às 18 horas, de segunda a sexta, e das 8h às 17 horas, nos sábados, feriados e pontes. Aos sábados, o atendimento está limitado a 500 candidatos.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário