SAÚDE

Ginástica para o cérebro ajuda idosos com depressão; atividade melhora a memória e a concentração

Publicado às 8h50

O envelhecimento é um processo natural da vida. Com o passar dos anos, o corpo sofre diversas transformações biológicas e funcionais que atingem o organismo como um todo. Com as mudanças ocorridas nessa fase, como o afastamento da família, aposentadoria, perda da juventude e sensação de impotência, uma das consequências comuns é a depressão.

De acordo com o IBGE, pessoas com idade entre 60 e 64 anos representam a faixa etária com maior proporção (11,1%) entre os 11,2 milhões de brasileiros diagnosticados com a doença, e este índice vem aumentando bastante com o passar dos anos.

Ginástica para o cérebro

Estudos indicam, neste sentido, que a participação em atividades sociais e educacionais, além da prática de atividades de lazer, tanto para o corpo quanto para o cérebro, são formas eficazes para a proteção, prevenção e o tratamento de alterações do humor.

Atividades ajudam a driblar a depressão. Foto: Divulgação.

Cursos e programas de convivência, como a ginástica cerebral oferecida pelo Método SUPERA, proporcionam aos seus integrantes a sensação de valorização social e respeito.

A participação de adultos maduros e idosos em cursos, além de evitar sintomas depressivos e diminuir sintomas de ansiedade generalizada, pode influenciar positivamente em suas atitudes com relação aos jovens e outros adultos, favorecendo a interação saudável e a reinserção na sociedade.

Lazer também faz bem à mente. Foto: Divulgação.

Além disso, o treinamento cognitivo ainda ajuda a manter o cérebro são, ativando habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade, e posterga o aparecimento de demências, como o Alzheimer.  São atividades que melhoram a memória e a concentração e ainda promovem interação social.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário