SAÚDE

Prefeitura perde 411 médicos em 10 meses de gestão Doria

Secretário municipal de Saúde explica a razão de não ter contratado mais médicos

Publicado às 12h10

Jornal Agora

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB), perdeu 411 médicos em unidades de administração direta, entre janeiro e outubro deste ano, o que dá pouco mais de um a cada dia.

Eram 3.766 profissionais em janeiro, ante 3.355 em outubro, uma redução de 10,9% –praticamente 1 em cada 10 deixou a rede pública municipal, sem reposição.

O número é ainda mais expressivo quando se leva em consideração o fato de a prefeitura ter aumentado em apenas 126 o número de médicos contratados pelas organizações sociais, uma espécie de serviço terceirizado, o que expõe ainda mais a falta de profissionais para a atender a população.

Na comparação com a gestão de Fernando Haddad (PT), Doria acelerou a queda no número de médicos.

Entre janeiro e outubro de 2016, o petista teve uma queda de 7,2% no número de profissionais nas unidades de administração diretas.

Porém, aumentou as equipes por meio das organizações sociais parceiras em 7,6% .

Resposta

O secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, diz que não teve liberação de recursos por parte do setor financeiro da prefeitura e que, por isso, não conseguiu cumprir a promessa de contratar mais médicos este ano.

Segundo ele, foram 90 por meio de organizações sociais e 161 pela autarquia do Hospital do Servidor Público Municipal.

“A gente só vai conseguir corrigir isso no início de 2018. A partir de janeiro, vamos contratar 70 por mês, para chegar a 700 por ano. A expectativa é de que o Orçamento seja maior”, diz. Pollara afirma que o foco será a contratação de médicos da saúde da família, que poderão atuar no lugar de pediatras.

“Nos casos simples de puericultura, como pesar criança, ver se há carência vitamínica, não é necessário o pediatra. A pesagem, por exemplo, pode ser feita pela equipe”, diz.

Ele promete plano de carreira para que médicos ganhem mais ao permanecer por mais tempo em uma unidade.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market