SAÚDE

Sarampo chega a 3.591 vítimas no Estado

Publicado às 10h35

Por Gabriel Cabral

Até o fim de julho, o Governo do Estado de São Paulo, sob gestão de João Doria (PSDB) havia alcançado apenas 23% da meta estabelecida. Após o fracasso, equipes de saúde de todo o Estado reforçaram a campanha. Apesar dos esforços, os números de pessoas com sarampo só aumentam. Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde constatou aumento de 20,4% de casos.

A capital segue liderando o ranking da doença em SP, com 60% de todas as confirmações. Em todo o estado, 3.591 casos já foram comprovados. Desse número, 609 foram constatados apenas na última semana, até quarta-feira, 11 de setembro.

SUS faz mutirão de vacinação contra sarampo na Avenida Paulista. Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

Semana passada, mais três mortes foram confirmadas, sendo um homem de 42 anos da capital e sem imunização, e dois bebês, uma menina de quatro meses, em Osasco, e um menino de nove, também da capital.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça a importância da vacinação em bebês de seis meses a 12 meses, já que a faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e mortes, além de representar cerca de 13% de todos os registros da doença em São Paulo.

O órgão ainda recomendo que “as mães de crianças com idade inferior a seis meses procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal”.

Foto: Reprodução

 

Sarampo – Veja os números

São Paulo e Grande SP

São Paulo – 2.179

Santo André – 186

São Bernardo do Campo – 126

Guarulhos – 80

Osasco – 54

Barueri – 52

Ribeirão Pires – 47

Mairiporã – 45

Franco da Rocha – 44

Francisco Morato – 39

São Caetano do Sul – 27

Estado – 3591

 

Cuidados

Bebê com idade inferior a 6 meses

Evitar exposição a aglomerações

Manter higienização

Ventilação adequada de ambientes

 

Procurar imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como:

Manchas vermelhas pelo corpo

Febre

Coriza

Conjuntivite

Manchas brancas na mucosa bucal