SAÚDE

Seu coração vai bem? Veja mitos e verdades sobre as doenças cardiovasculares

Publicado às 11h

Por Priscila Perez

Aproveitando o Dia Mundial do Coração, celebrado no último domingo, 29 de setembro, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) realizará exames gratuitos na Estação República do Metrô ao longo desta segunda-feira (30). Durante o evento, haverá treinamento de massagem cardíaca, aferição de pressão, debates sobre estresse e tabagismo, dois fatores que pesam, e muito, na saúde do coração, além de exercícios de relaxamento e alimentação saudável, de olho no sobrepeso e no sedentarismo.

Agnaldo Píscopo, diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, ressalta que “prestar socorro rapidamente aumenta as chances de sobrevida dos pacientes de quatro a cinco vezes”. Vale lembrar que as doenças cardiovasculares, normalmente “silenciosas”, são responsáveis pela morte de 350 mil pessoas no Brasil ao ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, alguém morre a cada 40 segundos. A hipertensão, por exemplo, causa 40% dos infartos e 80% dos AVCs, aponta o HCor.

Mas sabe o que é ainda mais prejudicial à saúde? As notícias falsas, que podem prejudicar a prevenção e, inclusive, o tratamento dessas doenças. Com informações desencontradas e, até mesmo, erradas sobre o assunto, mitos acabam sendo criados, enganando as pessoas. Por isso, antes de acreditar em certas notícias que surgem no WhatsApp, é melhor procurar um especialista, não é verdade? Múcio Tavares Jr., chefe da unidade “centro de infusão e hospital dia” do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (USP), destaca que fatores como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, colesterol alto e histórico familiar são determinantes para a saúde do coração.

Relação entre hipertensão e doenças cardiovasculares. Infográfico/HCor

Comida sem sal e pressão arterial

É importante prestar atenção na quantidade de sódio nos alimentos, sobretudo nos industrializados. O consumo de sal em excesso está relacionado ao risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, mas não é o único fator que pode causar pressão alta.

Hipertensão tem sintomas?

Nem sempre. Normalmente, você tem pressão alta e nem percebe. Não à toa, é uma doença silenciosa que, com o passar dos anos, pode aumentar os riscos de derrame, enfarte e insuficiência renal. Se constar no histórico familiar, é importante medir a pressão a cada seis meses.

Obesidade e problemas no coração

O importante é cuidar da saúde. Ou seja, até mesmo pessoas magras podem ter colesterol alto e, consequentemente, algum problema no coração.

Só homens enfartam?

Mito. Segundo a OMS, as doenças no coração são responsáveis por um terço de todas as mortes de mulheres no mundo.

Enfarto e dor no peito  

Novamente, os sintomas podem ser silenciosos e, algumas vezes, inexistentes. Varia de pessoa para pessoa. A intensidade da dor, se existir, também pode variar. Por isso, é importante visitar o médico com regularidade.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Public pier
  • Public pier
  • Public pier
  • William Kentridge - Action (anticipated 2025)
  • Coco for Laura Paresky Gould "Miami Color theory"
  • William Kentridge - Action
  • Sport
  • Warning Flags
  • L'ancre