SAÚDE

UBSs Parque da Lapa e Ipojuca têm poucas doses da vacina pentavalente; vacina está em falta no SUS

Publicado em 13/01, às 9h20

Por Priscila Perez

A vacina pentavalente, que protege bebês de até seis meses contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenzae tipo b (responsável por infecções no nariz e na garganta), está em falta na rede pública de saúde.

Vacina em falta na rede pública. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Apesar de o Ministério da Saúde ter retomado a sua distribuição na última quinta-feira, 9 de janeiro, ainda levará tempo para os estoques dos municípios serem reabastecidos. Entre julho e dezembro de 2019, a oferta da vacina foi irregular no Brasil inteiro por conta de problemas com fornecedores.

Na capital paulista, a busca pela pentavalente tem resultado em andança pelos postos de saúde, já que em alguns locais é possível encontrá-la em pequenas doses. É o caso das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Parque da Lapa e Ipojuca, na zona oeste. Tanto a pentavalente como a DTP, que previne contra difteria, tétano e coqueluche, estão disponíveis, mas com estoques limitados.

Foto: Reprodução/TV Globo.

Sobre a pentavalente, a Prefeitura de São Paulo confirma que recebeu na semana passada cerca de 68 mil doses do Ministério da Saúde. Porém, a “quantidade não representa a totalidade das doses necessárias para abastecimento das unidades da capital”. Para garantir a disponibilidade da vacina em todas as regiões da cidade, a administração municipal tem realizado um remanejamento emergencial. O Ministério da Saúde, por sua vez, afirma que não há “situação de emergência no país”.

A vacina pentavalente é destinada a crianças de dois, quatro e seis meses de idade.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário