SAÚDE

Uma gotinha de bom senso: vacinação é a melhor arma contra a poliomielite

Publicado em 24/10, às 9h

Por Priscila Perez

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, teve seu último caso no Brasil registrado em 1989, na cidade de Souza/PB. De lá para cá, a cobertura vacinal no país só vem aumentando. Porém, como o vírus ainda circula em outros países, como Afeganistão, Nigéria e Paquistão, é fundamental manter a vacinação em dia para garantir sua erradicação em solo brasileiro.

Vacinação contra a polio. Foto: Alexandre Lombardi.

No Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado nesta quinta-feira, 24 de outubro, a Folha Noroeste reforça o apelo sobre a doença, altamente infecciosa e que atinge – principalmente – crianças menores de cinco anos. Contra ela, a vacina é a solução mais eficaz. Não há tratamento ou cura. “Sem vacinação, há o risco real da doença, pois o vírus não deixou de existir”, ressalta Leonardo Weissmann, assessor da presidência da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Calendário

No Brasil, o esquema vacinal contra a poliomielite prevê três doses da vacina aos dois, quatro e seis meses de idade, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (gotinha) aos 15 meses e quatro anos.

Cobertura contra a pólio

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é atingir uma cobertura vacinal de 95% em todos os países. Entretanto, no Brasil, a taxa tem ficado abaixo de 90% nos últimos anos, segundo dados do Ministério da Saúde. “Temos que ficar em alerta, pois a poliomielite não foi erradicada. A vacina é altamente segura, eficiente e temos que manter altos índices para evitar que ocorram novos casos de paralisia infantil. Se não intensificarmos a vacinação podemos ter novos casos”, conclui Lessandra Michelin, coordenadora do Comitê de Imunizações da Sociedade Brasileira de Infectologia.

 

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market