TURISMO

Tesouro escondido: Torrinha surpreende com natureza bucólica, esportes radicais e gastronomia

Publicado em 13/03, às 8h40

Com informações do Governo de SP

Noivos, pré-weddings, solteiros, famílias, fotógrafos, aventureiros e esportistas: todos, em algum dado momento, irão se encontrar em Torrinha. A cidade tem pouco mais de 10 mil habitantes, está a 239km de São Paulo e a 802 metros de altitude, com acesso pelas rodovias SP-197 (a partir de Brotas) e SP-304 (desde Jaú). Seu território exibe uma gama variada de cenários para todo tipo de atividade, principalmente para os que desejam fugir ao agito das cidades e espairecer todos os sentidos em meio à Natureza.

Pedra de Torrinha. Foto: Reprodução/Marcel Leite.

A “Pérola da Serra”, como é conhecida Torrinha, é um MIT (município de interesse turístico), uma das 13 cidades do Circuito Serra do Itaqueri, que é uma região central do interior paulista em que estão, entre outras, Piracicaba, Águas de São Pedro e Itirapina. Todas essas cidades possuem paisagem serrana e repleta de água em todas as direções. São rios, cachoeiras, ribeirões, caminhos na mata e morros a perder de vista em que os praticantes de pesca esportiva, passeios náuticos, caminhadarapelcascading, tirolesa, canyoningcampingmountain bikemotocrossrafting e floating, todos são contemplados.

Cidade reúne belas cachoeiras. Foto: Divulgação.
Formação rochosa em Torrinha. Foto: Divulgação.

A cidade ganhou esse nome por causa de uma formação rochosa de cerca de 50 m de altura sobre uma elevação localizada quase na divisa com Brotas. Esse ponto de referência é avistado a uma enorme distância e fica a sudeste, para quem sai do centro urbano torrinhense. Seu território era passagem e pousada para tropeiros e viajantes no século XVII, até que em 1890 a Companhia Paulista de Estradas de Ferro construísse a Estação Santa Maria, que colocou Torrinha na malha ferroviária do estado.

Em termos de gastronomia, Torrinha não fica atrás. A cidade é reconhecida por produzir um dos melhores grãos de café do estado de São Paulo. E o que não falta ao município é tradição. As festas de Santos Reis, em janeiro e os bonecões carnavalescos de fevereiro são atrativos aos visitantes, bem como a produção de artesanato de costura, bordado e crochê. Por tudo isso e um pouco mais, vale a visita. Torrinha surpreende, para muito além das cachoeiras.

Clima bucólico é destaque. Foto: Divulgação.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Guten morgen
  • Kellie
  • Kellie
  • Kellie
  • "Kiez me tender" :copyright: piwiyan
  • Mauvais œil/bonne étoile
  • bonne étoile/mauvais œil
  • Nat cleans the squids
  • Ramadan lamp