TURISMO

Conheça Iacanga, a 375 km de SP: pesca esportiva e cicloturismo são destaques da região

Publicado em 07/02, às 10h

Com informações da Secretaria de Turismo

Iacanga, cidade do interior paulista, da região turística Caminhos do Tietê, ficou conhecida entre os anos 70 e 80 por abrigar um evento musical chamado Festival de Águas Claras. O evento chegou a levar mais de 30 mil pessoas à Fazenda Santa Virgínia e tinha como inspiração o festival de Woodstock, que aconteceu poucos antes, em 1969, nos Estados Unidos. O município de interesse turístico (MIT) localizado a 375 km de São Paulo, com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, é bem mais que uma mera lembrança para muitos jovens daquela época.

Natureza exuberante. Foto: Divulgação.

Dentro do roteiro Caminhos do Tietê, são dez cidades: Bariri, Ibitinga, Jaú, Dois Córregos, Itapuí, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Bocaina e a própria Iacanga, todas cortadas pelo caudaloso rio Tietê. A região oferece aos visitantes cenários de rara beleza, acompanhados por um clima muito agradável, o que propicia passeios, cicloturismo, a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Há, em setembro, o Festival da Pesca, que todo ano atrai mais de 5 mil pessoas e um número cada vez maior de pescadores, o que repercute positivamente na cidade e na região.

Clima interiorano e tranquilo. Foto: Divulgação.
Festejos e tradição

Já entre os festejos tradicionais e religiosas de Iacanga, que ajudam a preservar o modo de vida interiorano, está a Festa de Peão de Boiadeiro, com tradição de mais de quatro décadas e que ocorre sempre em abril, o mesmo mês do aniversário da cidade. As montarias nos rodeios são tradicionalmente em touros. O evento chama a atenção pela estrutura, contando com um recinto próprio para rodeio, com capacidade para 20 mil espectadores. Tudo para os peões segurarem o coração dos turistas.

Iacanga
Igreja da região. Foto: Divulgação.

Por sua vez, o primeiro festejo religioso do município aconteceu em 1905, para angariar fundos para a construção da capela de São João Batista. E em 1909, o distrito do Município de Pederneiras passou a se chamar Iacanga. No tupi guarani, esse nome significa “olho d’água”. Para o visitante chegar a Iacanga, portanto, basta pegar duas rodovias, a SP-321 (rod. Cezário José de Castilho, para quem vem de Bauru) e a SP-331 (Hilário Jorge Spuri, saindo de Pirajuí).

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus