TURISMO

Horto Florestal recebe evento de inauguração do Polo de Ecoturismo da Cantareira

Publicado em 24/01, às 8h50

Com informações da Prefeitura de São Paulo

Em comemoração aos 466 anos da cidade, a Prefeitura de São Paulo realiza no dia 26 de janeiro, a partir das 9h, no Horto Florestal, na zona norte da capital, o evento de inauguração do Polo de Ecoturismo da Cantareira. Integrando a programação de aniversário, a ação promove shows de artistas musicais renomados, atividades físicas, trilhas e oficinas gratuitas para a comunidade.

Horto Florestal. Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA.

Com 65 mil hectares, o Parque Alberto Lofgren Horto Florestal é um território rico em diversidade ecológica e animal, sendo um dos principais cenários de atividades agroecológicas, como o plantio de mudas e compostagem. “Em 2018, criamos o Polo de Ecoturismo da Cantareira com o objetivo de desenvolver ações que fortaleçam o parque como destino turístico para os paulistanos e visitantes da cidade de São Paulo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Pela manhã, a partir das 9h, será organizada a tradicional caminhada histórica do Horto Florestal. O trajeto terá como destaque a visita gratuita ao Museu Histórico Octávio Vecchi, detentor de um acervo em madeira rica em detalhes e réplicas de folhas e sementes de árvores. Em seguida, o evento segue com oficinas de massoterapia, realizadas pelo movimento Bengala Verde, apresentações de capoeira, além de oficinas de ecoturismo com os Escoteiros do Jaçanã. Atividades de gestão de resíduos sólidos e compostagem também farão parte do encontro, oferecidas pelo Instituto Akhanda.

O Observatório da Gastronomia também participa do evento, oferecendo a oficina de gostos e hábitos sustentáveis, promovendo a segurança alimentar e nutricional para crianças. Picolés naturais utilizando a poupa de frutas encontradas na Mata Atlântica, bem como a receita de sucos detox irão compor as atividades.

Parque Estadual da Cantareira. Foto: Reprodução/Raquel Cunha/Folhapress
Apresentações culturais

A programação cultural do evento será iniciada à tarde, a partir das 13h, com música popular brasileira, danças tradicionais e apresentações de artistas locais, como a cantora Tereza Rocha e a poetisa Vânia Regina. O destaque vai para o grupo de samba Fundo de Quintal, formado no final dos anos 70, sendo uma das principais referências no pagode.

Artesanato e food trucks

Buscando fortalecer a economia local, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SP) convidou artesãos da região para exposição e venda de produtos.  Food trucks e barracas de alimentação também estarão presentes atendendo o público durante todo o evento, oferecendo lanches e salgados.

Confira a programação completa dos shows:
  • 11h – 11h40: Apresentação do Coral Indígena do Jaçanã
  • 12h – 12h40: Apresentação da cantora Teresa Rocha
  • 13h – 13h40: Apresentação do cantor Maurício Pinto
  • 14h – 14h40: Apresentação da cantora Vânia Regina
  • 16h – 18h: Apresentação do Grupo Fundo de Quintal

A DJ Suzy Seven agita o palco principal durante os intervalos das atrações.


Inauguração do Polo de Ecoturismo da Cantareira
  • Quando: 26 de janeiro – domingo, das 9h às 18h;
  • Onde: Parque Alberto Lofgren Horto Florestal, na Rua do Horto, 931 – Horto Florestal.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário